POSSE DA NOVA DIRETORIA ELEITA É SUSPENSA E ATUAL GESTÃO TEM O MANDATO PRORROGADO PELA JUSTIÇA

Na terça-feira, 8 de janeiro, seria a posse da nova diretoria eleita para o Sinditest-PR  – Chapa 2: Sempre na luta, junto com a categoria! – a qual foi suspensa por conta de medida judicial em decorrência de uma ação irresponsável que não quer reconhecer a representação dos trabalhadores e trabalhadoras da Funpar pelo sindicato.

ATENÇÃO FILIADO E FILIADA PARA O ESTRANHO PEDIDO DA AÇÃO JUDICIAL: o autor da ação pede que a Chapa 3 seja proclamada vencedora das eleições, com a anulação dos votos coletados na urna da Funpar no Hospital de Clínicas.

Repudiamos esta atitude lamentável de questionar judicialmente a legitimidade que o Sinditest-PR tem de representar esses trabalhadores e trabalhadoras. O sindicato vem representando essa categoria há mais de 20 anos, este fato é reconhecido pela categoria, pelas negociações e acordos firmados perante o sindicato, pela reitoria, Funpar e o próprio Poder Judiciário. Aliás, um dos melhores Acordos Coletivos do país em 2018 foi firmado através da organização dos trabalhadores com o apoio e representação do Sinditest-PR.

É um enorme erro duas das Chapas que concorreram na última eleição, as Chapas 1 e 3, não terem concordado em assinar uma carta unitária reconhecendo que o sindicato representa os trabalhadores da Funpar no Hospital de Clínicas. Afinal, no momento da eleição do sindicato todas as chapas foram compostas com representantes da Funpar, todas as chapas pediram o voto desses trabalhadores e todas as chapas reconheceram a legitimidade e o resultado das eleições.

Entenda o que aconteceu

Na última eleição do sindicato, realizada em outubro 2018, a maioria da categoria consagrou a Chapa 2 – Sempre na luta, junto com a categoria – como vitoriosa. De acordo com o Estatuto a posse deveria ter ocorrido terça, dia 8 de janeiro. Novamente, vale ressaltar que todas as chapas haviam reconhecido o resultado e a legitimidade das eleições. Mas porque agora não querem assinar uma carta reconhecendo que o sindicato representa esses trabalhadores? Ainda é tempo de corrigir esse erro que prejudica a categoria.

No dia 19 de dezembro, na véspera do recesso do poder judiciário, a Chapa 2 foi notificada sobre uma decisão liminar que suspendia a posse da nova diretoria democraticamente eleita. Foi quando tomamos conhecimento de uma atitude irresponsável e abominável, na qual o autor desta ação na Justiça do Trabalho pede estranhamente que a Chapa 3 seja proclamada vencedora das eleições mediante a anulação de todos os votos da urna da Funpar do HC.

As perguntas que não querem calar são: a quem interessa esta ação judicial? Porque o autor se preocupou em questionar a representação dos trabalhadores da Funpar pelo Sinditest somente ao final das eleições? Mediu-se as consequências para os trabalhadores da Funpar? Uma eleição sindical vale deixar desamparados esses trabalhadores?

Assim, a posse foi suspensa até a realização de Audiência na Justiça do Trabalho, na qual as partes interessadas serão ouvidas. Até lá a atual gestão – Sindicato é pra lutar – está com o mandato prorrogado por determinação judicial.

A atual direção do sindicato lamenta o ocorrido e julga esta atitude como no mínimo irresponsável, visto que os maiores prejudicados e afetados são os trabalhadores e trabalhadoras da Funpar. Por isso repudiamos veementemente esta atitude.

O que virá pela frente

Enquanto direção do sindicato, lutaremos com todas as nossas forças pela defesa dos trabalhadores da Funpar. Cabe a nós defender a base de representação histórica deste sindicato. Sempre estivemos junto da categoria, em todos os momentos, seja de vitórias ou de derrotas. Nunca deixamos e não deixaremos a base da Funpar desamparada. Estamos preocupados com tamanha irresponsabilidade e insensibilidade do autor da ação,  pois no final do ano vencerá o acordo que impediu a demissão em massa desses trabalhadores, sabemos que será fundamental garantir uma representação firme, independente, de luta e comprometida com a categoria.

Já estamos adotando todas as medidas políticas e judiciais que estão ao nosso alcance. Não sabemos por quanto tempo esse impasse judicial se estenderá. Mas desde já dizemos: a organização e mobilização dos lutadores e lutadoras da Funpar será o elemento decisivo nesta batalha. Em defesa da Funpar! Mexeu com um mexeu com todos! Ninguém largará a mão de ninguém! Todo o repúdio a quem abandona os trabalhadores da Funpar! Pela unidade na defesa dos direitos de toda categoria da UFPR, UTFPR, UNILA, Ebserh e Funpar!

Ao final, esperamos que a justiça prevaleça. Se depender da nossa luta, ela prevalecerá.