PEC 32 precariza a educação

0

Hoje é o Dia Nacional dos Profissionais da Educação e o Sinditest não poderia deixar de celebrar a data para parabenizar os(as) TAEs e agradecer pelo esforço que desempenham para a manutenção da educação!

A educação é um instrumento de transformação social, capaz de promover a cidadania, combater violências e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Portanto, é fundamental o acesso a uma educação de qualidade aos cidadãos e condições de trabalho dignas aos profissionais da área. Nesse sentido, é dever do Estado viabilizar estas demandas previstas pela Constituição. 

No entanto, a educação brasileira sofre um intenso desmonte orçamentário e os trabalhadores e trabalhadoras são constantemente ameaçados. Após o avanço das reformas do Ensino Médio, Trabalhista e da Previdência, a Reforma Administrativa, em tramitação na Câmara dos Deputados, configura um dos mais recentes de uma série de retrocessos no contexto brasileiro. É por meio do serviço público que o Estado garante direitos básicos, e a PEC 32 apenas precariza os serviços oferecidos à população, inclusive a educação, ao passo que permite transferir atividades do funcionalismo público a outras entidades e iniciativas privadas. A medida também corta benefícios, estabilidade e gera insegurança para a categoria, o que impacta diretamente na atuação dos trabalhadores e trabalhadoras.  

Cada vez mais é urgente consolidar uma base de luta a fim de resistir a estes ataques!

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X