Outubro Rosa: vamos conversar sobre câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece uma vez por ano para relembrar à população – e não apenas às mulheres! – que é indispensável adotar medidas para prevenir o câncer de mama.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença representa o tipo de tumor que mais mata mulheres no país. Até o final de 2019, estima-se que mais de 60 mil casos serão diagnosticados no Brasil.

Quem deve se prevenir contra o câncer de mama?

Por incrível que pareça, todo mundo. Embora as mulheres sejam o principal grupo de risco para o desenvolvimento da doença, o problema também pode se manifestar em homens, que precisam ficar atentos a mudanças na região das mamas – como a aparição de feridas e inchaços.

O grupo que precisa dar mais atenção à prevenção são as mulheres com mais de 45 anos, que representam, em média, 80% das manifestações da doença, no mundo, todos os anos. No entanto, as mais jovens não estão totalmente livres dos riscos. Por isso, é importante começar a fazer o autoexame regularmente a partir dos 20 anos – sobretudo quando se tem casos da doença na família.

Como prevenir o câncer de mama?

Para começar, é preciso fazer o autoexame pelo menos uma vez por mês. A prática consiste em tocar e observar os seios em busca de alterações, principalmente caroços. Os nódulos também podem aparecer no pescoço ou nas axilas.

A partir dos 40 anos, as mulheres precisam consultar um ginecologista uma vez por ano para fazer a famosa mamografia. O exame pode detectar alterações muito pequenas e diagnosticar um câncer logo no início. O procedimento pode ser feito pelo SUS e é indispensável para salvar vidas!

Durante todo o mês de outubro, muitas outras organizações também fazem o procedimento gratuitamente. Não perca tempo! A hora de cuidar da sua saúde é agora mesmo.

Fonte: Sinditest-PR