Nova direção do Sinditest se reúne com o Reitor da UFPR

Integrantes da nova direção do sindicato – Reconstruir o Sinditest pela base – estiveram reunidos hoje (23) com o Reitor da Universidade Federal do Paraná prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca. Este foi o primeiro encontro entre a Reitoria e a gestão sindical empossada na última semana. Em pauta, a introdução de assuntos pertinentes à categoria, como a jornada flexibilizada de 30 horas, o teletrabalho e a avaliação institucional de desempenho.

“Nossa postura é proativa. Não é uma postura de oposição cega, barulhenta. Nossa intenção é justamente estar aqui e poder cada vez mais ter acesso a sua equipe para que a gente possa avançar em algumas pautas. Estamos num momento delicado sobre as 30 horas, é uma questão que ainda necessita de atenção e ajustes precisam ser feitos. Queremos contribuir positivamente para que essa situação se resolva”, afirmou um dos coordenadores-gerais do Sindicato, Daniel Mittelbach.

Para a nova diretoria, é preciso também dar luz à outras agendas. “Temos intenção de ajudar neste processo, mas queremos avançar em outras pautas, como a questão da IN 01, do teletrabalho, questões referentes à nossa carreira, como a política de gestão de pessoas – o remanejamento, o dimensionamento da força de trabalho, além de questões relacionadas à saúde do trabalhador, principalmente de promoção de saúde. Queremos nos colocar como parceiros da administração para poder promover políticas públicas aqui dentro no que diz respeito a qualidade de vida do servidor”, ressaltou Mittelbach.

Num discurso endossado pela vice Profª. Drª. Graciela Bolzón, o Reitor da Universidade garantiu aos presentes estar aberto para a discussão das demandas da base. “Estou contente que a gente sente pra conversar. Eu espero que a gente possa ter essa maturidade de sentar sempre e ir avançando, articulando as coisas. Estamos num contexto difícil para muitos servidores com a nova portaria das 30 horas, mas espero que tenhamos novos horizontes daqui pra frente com a relação à jornada dos técnicos. Eu me disponho a sentar com o sindicato para que a gente possa construir outros horizontes positivos para a base e enfrentar juntos essas dificuldades que o cenário nacional demonstra”.

“Sabemos qual é o nosso papel, temos total autonomia e liberdade para exercê-lo enquanto direção do sindicato, mas esperamos avançar para além disso. Queremos construir um diálogo que seja benéfico e traga conquistas para a nossa categoria. Essa é a nossa preocupação central nesse momento. Claro que as divergências vão surgir, pontos de inflexão, insatisfações que recolhemos na base serão trazidas para esse espaço. Queremos, ao trazer os problemas, já trazer as soluções, porque o perfil deste grupo é esse. Para além de qualquer disputa política queremos resolver as coisas. Sempre vamos jogar limpo com a categoria”, finalizou o novo coordenador.

A situação dos trabalhadores da Funpar também foi tema desta reunião. A retomada das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho foi uma das demandas apresentadas pela nova direção. O assunto será aprofundado nesta quinta-feira (25) em reunião entre o Sindicato e a superintendente do Complexo do Hospital de Clínicas Dra Claudete Reggiani. A gestão articula ainda, para os próximos dias, reuniões de apresentação com os demais reitores que compõem a base do sindicato – professor Luiz Alberto Pilatti, da UTFPR e professor Gustavo Vieira, da UNILA.

Fonte: Sinditest-PR