Nota de solidariedade aos professores, professoras e funcionários das escolas estaduais do Paraná

0

O Sinditest-PR – gestão Sempre na luta, junto com a categoria – vem a público manifestar apoio e solidariedade aos professores, professoras e funcionários das escolas estaduais que protestam, desde a última semana, contra o modelo de seleção PSS, que visa a contratação temporária de trabalhadores e trabalhadoras para atuação no ensino público.

Após serem expulsos do prédio da Assembleia Legislativa (ALEP), os manifestantes deram início à uma greve de fome, alternativa encontrada para pressionar o governo para a suspensão do  Edital 47/2020, que prevê cobrança de inscrição e a realização de prova escrita presencial para um público estimado em 100 mil pessoas. Destas, estima-se que no máximo 4 mil serão contratadas. Na avaliação da categoria, o PSS aprofunda desigualdades e precariza ainda mais os contratos temporários, além de não resolver, de maneira efetiva, o problema da falta de servidores.

A categoria reivindica ainda a realização de concurso público, o pagamento de progressões e promoções, a suspensão da militarização das escolas estaduais e a revogação da terceirização de funcionários. Até o momento, as negociações com o governo Ratinho Jr. pouco avançaram.

Reiteramos nosso total apoio à greve e nosso repúdio ao governo do Estado, que mais uma vez se coloca contra a educação.

Compartilhar.

Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

Comments are closed.

X