Nota de pesar pelo falecimento do professor Claudio Antonio Tonegutti

É com profunda tristeza que o SINDITEST-PR tomou conhecimento neste domingo (5) do falecimento do professor Cláudio Tonegutti, do Departamento de Química da UFPR.

Cláudio colaborou com muita energia na construção de uma Universidade pública de qualidade e socialmente referenciada. Por muitos anos, militou na seção do ANDES-SN na UFPR, a APUFPR. Seu exemplo inspira todos e todas na luta por uma Universidade com princípios democráticos e classistas.

Biografia

Formado em Química e com pós graduação na mesma área, Cláudio atuou no departamento de Química da UFPR até a última semana. Com uma imensa dedicação, atuou nos três pilares da Universidade com Ensino, Pesquisa e Extensão.

Foi chefe do Departamento de Química (2000-01), Tutor do Grupo PET Química – Programa de Educação Tutorial MEC/SESU (2003-07), Presidente da Associação dos Professores da UFPR (2005-07), Coordenador do Curso de Química da UFPR (1996-1999 e 2008-2011), membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (1993-1995; 2008-2010), membro do Conselho de Administração e Planejamento da UFPR (2012-2014) e membro do Conselho Universitário da UFPR.

Foi também no ANDES-SN e APUFPR-SSind que Cláudio deixou mais um dos grandes legados. Entre 2012-2014 participou como 2º vice-presidente da Regional Sul da gestão do ANDES-SN. Sua primeira gestão como diretor na APUFPR foi em 1992, participando de mais cinco gestões.

A vida do professor Claudio foi pautada pela defesa da educação e pela construção de uma história de luta pela universidade pública. Sua atuação, sempre marcada pela serenidade e pelo equilíbrio das palavras, na unificação das lutas com as demais categorias da comunidade universitária e com os sindicatos de servidores públicos, o fez ser respeitado pelo movimento docente de todo o país. Suas análises eram extremamente qualificadas, seja sobre o financiamento da educação, orçamento da União para a educação, entre outras. Foram longos anos de bons combates em que ele esteve na frente de lutas, sem nunca recusar uma tarefa no ANDES e APUFPR, no GTPE local e nacional.

Claudinho, como era chamado pelos amigos, foi uma pessoa de raras qualidades, amigo, companheiro, solidário, perspicaz, racional, experiente, compreensivo, fiel às ideias, equilibrado, teimoso, capaz, tranquilo, gentil, amável, generoso e alegre. E com uma característica rara, humilde, dedicado, sem nenhuma preocupação com os holofotes e disputas de qualquer natureza.

O velório será realizado nesta segunda-feira (06), das 8h até às 11h, na capela da UFPR, seguido de velório e enterro em Campinas.

Claudio Tonegutti, presente!

Fonte: APUFPR-SSind

1. Pingback: alcohol and priligy mixing

2. Pingback: albuterol inhaler cost no insurance

3. Pingback: hydroxychloroquine canada online only

4. Pingback: chloroquine vs hydroxychloroquine

5. Pingback: most common side effects of ivermectil

6. Pingback: stromectol 6 mg capsules to buy

7. Pingback: priligy canada buy

8. Pingback: stromectol for cellulitis

9. Pingback: stromectol and benadryl

10. Pingback: stromectol for jaw bone infection

11. Pingback: stromectol for humans

12. Pingback: generic stromectol online

13. Pingback: oan ivermectin

14. 776395 891293I was examining some of your content material on this internet internet site and I believe this internet site is rattling instructive! Keep putting up. 432224

15. Have you ever considered about including a little bit
    more than just your articles? I mean, what you say is fundamental and everything.
    Nevertheless think about if you added some great images or videos to give your posts more,
    “pop”! Your content is excellent but with images and clips, this site could definitely be one
    of the most beneficial in its field. Very good blog! http://ciaalis2u.com/

16. I am really impressed along with your writing skills as neatly as with the format on your weblog. Is that this a paid subject or did you modify it yourself? Anyway stay up the excellent high quality writing, it’s uncommon to peer a great weblog like this one today..|