Nota de apoio à ocupação da Reitoria na UFPB

Todo apoio aos companheiros e companheiras que estão na ocupação da Reitoria da UFPB.

A Reitoria da UFPB está ocupada desde a noite do dia 5 de novembro, devido à nomeação de interventores por Bolsonaro na Reitoria da Universidade. A nomeação desconsiderou totalmente o resultado das urnas: os interventores empossados estavam em último lugar na lista tríplice. Esse é mais um ataque absurdo à autonomia universitária, princípio garantido pela Constituição Federal.

A consulta eleitoral na Universidade Federal da Paraíba teve como resultado a professora Terezinha Martins, como reitora, e Mônica Nóbrega, como vice-reitora, eleitas por ampla maioria dos votos. O candidato empossado (Valdiney Gouveia) teve apenas 5% dos votos.

Estudantes, técnicas e técnicos administrativas em educação e docentes estão, pacificamente, em frente à Reitoria, promovendo intervenções artísticas e culturais, na ocupação batizada de Alph, em homenagem à memória do militante do movimento estudantil e aluno da instituição que perdeu sua vida nesse ano de 2020.

No entanto, desconsiderando o caráter pacífico do movimento e o não impedimento das atividades administrativas (as que ainda estão sendo desenvolvidas no prédio, visto que a Universidade está em regime de trabalho remoto), uma decisão judicial de reintegração de posse solicitada pela procuradoria da Universidade ameaça de desmobilização e repressão violenta o movimento.

Estamos diante de mais uma situação de ameaça a um movimento de luta legítimo de estudantes e trabalhadoras(es), assim como da livre expressão política destes segmentos, como se não bastasse o desrespeito à escolha democrática da comunidade acadêmica para os cargos de reitora e vice-reitora.

Desta forma, o judiciário demonstra alinhamento à arbitrariedade exercida pelo governo Bolsonaro, conduta que provoca o nosso repúdio e, cada vez mais, a nossa afirmação como movimento de luta da classe trabalhadora.

Todo apoio às companheiras e companheiros que permanecem na ocupação neste movimento democrático e de controle social. Sempre na luta por uma educação superior pública, gratuita e de qualidade para todas e todos!

#Reitoraeleitaéreitoraempossada! #ForaValdiney #OcupaAlph

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR