Nota da direção: Bolsonaro deixa legado de retrocesso

Após um ano marcado por sucessivos cortes no orçamento público, o Governo Bolsonaro anuncia mais um bloqueio de verbas da educação, na reta final do mandato. O Sinditest-PR repudia o ataque que este golpe bolsonarista representa à educação, à ciência e à saúde pública brasileira.

A nova decisão do governo congelou o pagamento de despesas discricionárias do Ministério da Educação, previsto para dezembro, e deixa o órgão sem limites para novas operações. A medida impõe que os débitos das universidades e institutos federais sejam pagos apenas pelos recursos que cada instituição já possui, no entanto, em vista de tantos cortes, não há verba suficiente para manter contas básicas de água e luz; contratos de serviços essenciais de conservação, limpeza, segurança, e restaurantes universitários; bolsas e auxílios estudantis.

Entre os efeitos previstos, pesquisadores e residentes médicos terão os pagamentos suspensos já neste mês, e estudantes em situação de vulnerabilidade econômica têm a permanência no ensino público superior ameaçada. Não podemos permitir esta arbitrariedade. Portanto, o Sindicato convoca as técnicas e técnicos administrativos em educação para fortalecer a luta em defesa das universidades e dos nossos direitos. Vamos nos reunir hoje (08), quinta-feira, na Praça Santos Andrade, às 18h30, pela paralisação nacional #PagueMinhaBolsa.

Em defesa do ensino público e pelo pagamento das bolsas da CAPES!