Nota da direção: Apoio à greve dos professores das Universidades Estaduais do Paraná

O Sinditest-PR manifesta total apoio à greve dos professores e professoras das Universidades Estaduais do Paraná. Paralisados desde o mês passado, os docentes da UEL, UENP, UEPG, UEM, Unioeste, Unespar e Unicentro reivindicam reposição das perdas salariais acumuladas, avaliadas em 42%, e aprovação do plano de carreira docente nas instituições.

No entanto, a categoria segue sem diálogo com o governador Ratinho Júnior (PSD) e com uma proposta de reajuste salarial de apenas 5,79%, incompatível com as perdas acumuladas. Dados apresentados pelo secretário da Fazenda, na Assembleia Legislativa, apontam para a possibilidade de margem maior para reajuste salarial.

A direção do Sinditest-PR repudia a falta de abertura de diálogo por parte do governador Ratinho Junior para estabelecer uma mesa de negociação com os docentes das universidades para impedir o processo contínuo de desvalorização dos trabalhadores e trabalhadoras do ensino superior.

O governo estadual precisa receber as representações sindicais e ouvir suas reivindicações. Não podemos aceitar um governador que se nega a conversar com docentes. Lutar por valorização e respeito aos professores e professoras é também lutar por uma universidade pública, gratuita, democrática, de qualidade e socialmente referenciada.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR