Nota conjunta da diretoria da SINDUTFPR e SINDITEST-PR 

0

As diretorias do SINDITEST-PR e SINDUTFPR vêm a público manifestar seu desacordo com a posição da Direção do Campus da UTFPR de Toledo em relação aos(às) jovens filiados(as) ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) que distribuíram panfleto expressando sua opinião sobre a conjuntura nacional. 

A panfletagem foi filmada por uma pessoa anônima, que publicou o vídeo em grupos de extrema-direita da cidade, gerando pressão sobre a direção do campus para dar uma resposta. Entendemos que a direção do Campus, numa tentativa de responder tal pressão, acabou cometendo o equívoco de desqualificar uma ação legítima de um setor da sociedade que clama por democracia e justiça social em nosso país.

O conteúdo do panfleto convoca a sociedade brasileira a resistir diante da tentativa de golpe militar embalado por um setor da base social bolsonarista, derrotada nas eleições, que bloqueia estradas, espalha violência e caos pelo país, ameaçando inclusive barrar a posse em Brasília do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Tal base social ganha cada vez mais características neofascistas e conta com o apoio velado do presidente derrotado nas urnas.

O panfleto também relata a sucessão de golpes que atingiu o Brasil nos últimos seis anos, expresso pelo impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e a posse de Michel Temer, a prisão política de Lula em 2018 e todas as consequências nefastas para a classe trabalhadora que essa situação política gerou, com destaque para a destruição de direitos sociais e a péssima gestão da pandemia, que gerou centenas de milhares de mortes evitáveis.

As diretorias do SINDUTFPR e SINDITEST-PR entendem que a Universidade pública é um espaço democrático por natureza, em que a livre manifestação de opiniões precisa ser não só respeitada, como garantida; e que é papel também da universidade pública a luta por democracia e justiça social. Nesse sentido, demonstramos toda nossa solidariedade aos(às) jovens filiados(as) ao PCB pela coragem de lutar pela democracia e contra a tirania em nosso país.

SINDUTFPR e SINDITEST-PR

Compartilhar.

Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

Comments are closed.

X