No tapetão: reitor desrespeita a categoria e suspende posse da nova bancada eleita para o Coun

22
Carla Cobalchini criticou a atitude do reitor durante o Coun. Ao centro, Daniel Mittelbach, autor do recurso que suspendeu a posse dos novos técnicos do Conselho.

Carla Cobalchini criticou a atitude do reitor durante o Coun. Ao centro, Daniel Mittelbach, autor do recurso que suspendeu a posse dos novos técnicos do Conselho.

A posse da nova bancada dos técnicos administrativos no Conselho Universitário (Coun) da UFPR, que deveria ter acontecido nesta quinta-feira, 31, foi adiada por pelo menos mais uma semana. Um recurso de efeito suspensivo, impetrado no fim da tarde de ontem por Daniel Mittelbach, membro de uma das chapas derrotadas, foi acatado pelo Reitor Zaki Akel Sobrinho. De acordo com ele, serão convocadas para quarta-feira, 06, e quinta, 07, reuniões extraordinárias para analisar o documento.

Na manhã de quarta-feira, um recurso da Chapa 5, que pedia a impugnação da eleição, já havia sido rejeitado pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad). Nesta mesma sessão, o Conselho homologou, por unanimidade, o resultado da eleição. Ainda não veio a público o teor do efeito suspensivo impetrado posteriormente.

Membros da chapa vencedora estiveram na reunião desta quinta no Coun e protestaram contra a decisão do reitor. Valter Antonio Maier classificou o episódio de “golpe”. “Fizemos 180 votos a mais do que a chapa que agora está sentada no nosso lugar. Não sei se com o apoio ou não da administração da UFPR, mas o que está acontecendo é um golpe”, declarou.

Zaki Akel rebateu, dizendo que o recebimento do recurso foi uma orientação da procuradora-chefe da universidade. “Eu não vou aceitar a sua palavra de golpe. Estamos agindo dentro da legalidade.”

Intransigência

O reitor deixou de lado o costumeiro tom diplomático e ameaçou suspender o debate quando recebeu a notícia de que servidores estavam protestando em frente a porta que dá acesso ao edifício da reitoria, onde acontecem as reuniões do Coun. “Não vamos fazer nada na marra. Resolver no braço comigo não vai funcionar”, subiu o tom.

Carla Cobalchini, diretora do Sinditest-PR, esclareceu a situação: “Na verdade, eles estão em assembleia lá no pátio, não estão bloqueando a entrada. Os seguranças é que trancaram as portas”, dando a entender de que eles estavam temerosos de que os trabalhadores ocupassem o prédio.

A representante discente no Conselho, Gabriela Teles, fez coro. “Me parece que quem quer ganhar no braço aqui é quem toma uma decisão que contraria uma determinação do Coplad e a vontade da base do sindicato”, rebateu.

De acordo com ela, o estatuto da UFPR só admite que se acate o efeito suspensivo em três situações: urgência, motivo relevante ou interesse de ensino. “Qual é a urgência? Onde está o motivo relevante? Qual é o interesse de ensino?”, questionou.

Mesmo após o questionamento dos conselheiros de outras categorias sobre a ilegalidade da suspensão da posse, o reitor respondeu que a Presidência do Conselho foi orientada pela Procuradoria, acatou a orientação e está decidido! Sequer conseguiu responder as fragilidades apontadas pelos conselheiros sobre a “orientação da procuradoria”.

Interesse eleitoral

Durante as discussões surgiu a tese de que o reitor teria acatado o pedido da chapa derrotada para adiar a instalação da comissão que vai coordenar o processo eleitoral da UFPR. Essa comissão só pode ser formada quando a nova bancada dos técnicos assumir. Zaki Akel negou. “Das duas vezes em que me candidatei, a eleição aconteceu em setembro. Ainda tem bastante tempo. Uma semana ou 15 dias não vão fazer diferença.”

Mais tarde, já do lado de fora, Carla Cobalchini pediu a renúncia da atual bancada. “Não estão respeitando a decisão da categoria. O mínimo que deveriam fazer era renunciar, até que o recurso seja analisado.”

A assembleia aprovou que sejam tomadas medidas jurídicas para reverter a situação. Além disso, uma moção repudiou a atitude do reitor e a permanência da atual bancada de técnicos administrativos no Conselho.

Compartilhar.

Autor

22 Comentários

  1. 491379 904506Hey! Do you know if they make any plugins to help with SEO? Im trying to get my weblog to rank for some targeted keywords but Im not seeing very very good results. If you know of any please share. Thanks! 569749

  2. 708779 695802Oh my goodness! an amazing write-up dude. Many thanks Even so My business is experiencing trouble with ur rss . Do not know why Struggle to sign up to it. Can there be everybody finding identical rss dilemma? Anyone who knows kindly respond. Thnkx 184429

  3. 472075 419746I like what you guys are up also. Such intelligent work and reporting! Maintain up the superb works guys Ive incorporated you guys to my blogroll. I feel itll improve the value of my web site . 958467

  4. 693807 353165Great day. Really cool weblog!! Man .. Superb .. Amazing .. Ill bookmark your web site and take the feeds additionallyI am glad to locate numerous beneficial information appropriate here within the post. Thank you for sharing.. 389542

  5. I’m writing on this topic these days, casino online, but I have stopped writing because there is no reference material. Then I accidentally found your article. I can refer to a variety of materials, so I think the work I was preparing will work! Thank you for your efforts.

  6. 261444 58931Wow, cool post. Id like to write like this too – taking time and real effort to make a good article but I procrastinate too significantly and never seem to get started. Thanks though. 301846

Leave A Reply

X