No Congresso da CSP-Conlutas, painel destaca a conquista de autonomia pela mulher camponesa

Dercy Teles preside hoje o mesmo sindicato que Chico Mendes, há quase três décadas.

As mulheres camponesas têm conquistado cada vez mais autonomia e essa é uma consequência direta da integração da CSP-Conlutas à causa do campo. É essa a conclusão que se tira do painel ‘A luta no campo’, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 05, no segundo dia do Congresso Nacional da CSP-Conlutas.

“Eu estou até um pouco emocionado”, confessou Paulo Gico, da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). “Vocês não têm ideia da importância da CSP-Conlutas no campo, desde que ela abraçou a nossa causa. Antes era a história do companheiro que bebia umas cachaças, porque não tinha o que comer, chegava em casa e queria descontar na mulher. Mas a mulher agora participa do MML [Movimento Mulheres em Luta, filiado à CSP) e diz: ‘Êpa, não venha  não; se vier, o MML vai pegar você’. Porque a mulher do campo agora tem mais clareza”, palestrou.

Esse trabalho de conscientização, no entanto, não se restringe às mulheres e avança também por outras parcelas da população, como gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. “Todo um trabalho que é feito com um segmento do campo que a gente não conhecia. Sabia que existia, mas não conhecia.”

O próximo passo, para Gico, é a criação de uma secretaria nacional da agricultura familiar, ligada à CSP-Conlutas, um órgão capaz de organizar e aprofundar as reivindicações dos trabalhadores rurais. De imediato, de acordo com ele, essa secretaria deveria focar o trabalho na conscientização da juventude campal. “É urgente. Eles precisam saber de seus deveres, mas também de seus direitos. Não tem coisa mais humilhante para o homem do campo do que ir em uma prefeitura para pedir um caminhão de água, porque no nordeste é assim, e o secretário mandar ele falar com um vereador, porque daí pode amarrar votos.”

Exemplo à mão
Enquanto Paulo Gico argumentava, a plateia do painel podia ver um exemplo da autonomia da mulher do campo junto dele, no palco. Ao seu lado, na mesa do painel, estava a presidenta do Sindicato dos Trabalhados Rurais de Xapuri (AC), Dercy Teles. O sindicato presidido por ela é o mesmo que era encabeçado por Chico Mendes quando o líder seringueiro foi assassinado com um tiro de espingarda em uma emboscada, há 26 anos. De lá para cá, a situação dos trabalhadores extrativistas da Amazônia só fez piorar, de acordo com Dercy. “A Amazônia está sendo mercantilizada pelo governo e os trabalhadores perdendo o seu território. Eles migram para as periferias das cidades sem a necessidade de se serem expulsos pela polícia ou por jagunços.”

Migalhas e coronéis
Mas jagunços, coronéis e violência ainda fazem parte do panorama rural. Há 12 anos no poder, o PT nada fez para enfrentar o latifúndio, de acordo com a avaliação de Venâncio Guerrero, do Movimento Terra e Liberdade (MTL), outro integrante da mesa. Segundo seus cálculos, o ajuste fiscal proposto agora pelo governo federal vai impactar mais o campo do que a cidade. “Com uma reforma agrária de melhorismo, dando pequenas migalhas, o lulismo não enfrentou a figura do coronel. Agora, vai ser pior no campo, vai ser mais duro. Não é tempo de peleguismo”, orientou.

Sandoval Matheus
Assessoria de Comunicação do Sinditest

1. Pingback: dapoxetine 60 mg coupon costco

2. Pingback: ventolin inhaler without going doctor

3. Pingback: hydroxychloroquine malaria drug

4. Pingback: dapoxetine for sale online

5. Pingback: buy stromectol 12 mg online uk

6. Pingback: ivermectin no prescription

7. With havin so much content and articles do you ever run into any problems of plagorism or copyright
    violation? My website has a lot of unique content I’ve
    either created myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement.

Do you know any solutions to help protect against content from
    being stolen? I’d certainly appreciate it. https://tadalafili.com/

8. Pingback: deltasone types

9. Pingback: stromectol safe during pregnancy