Na terça, 21, servidores farão ato público contra ajuste fiscal

reuniãoato638Em reunião na quinta, 16, representantes de oito sindicatos organizaram a manifestação.

Na próxima terça-feira, 21, servidores públicos de todo o país organizarão atos de rua em diversas cidades do Brasil. Na pauta, o ajuste fiscal do Governo Dilma Rousseff e a melhora dos serviços ofertados à população.

As manifestações são puxadas pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais, que reúne sindicatos de diversas categorias.

Em Curitiba, a expectativa é que cerca de 600 pessoas se concentrem na Praça Santos Andrade a partir das 9 horas. Depois, uma passeata seguirá para a Boca Maldita.

O ato é organizado por sete sindicatos, além do Sinditest-PR. Eles representam trabalhadores do Instituto Federal do Paraná, IBGE, INSS, ministérios da Saúde e do Trabalho, Receita Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Federal, além de docentes da UFPR.

Dos oito sindicatos, quatro estão em greve, incluindo o Sinditest-PR.

Entre outras pautas, eles reivindicam reajuste salarial de 27,3%, referente às perdas inflacionárias acumuladas desde 2011. A primeira proposta do governo ofereceu 21,3%, parcelado em quatro anos. No dia 07 de julho, pressionado por uma manifestação que levou cinco mil servidores à Esplanada dos Ministérios, o governo recuou e admitiu rever o índice e o parcelamento.

O Executivo também já sinaliza que pode negociar as pautas específicas de cada categoria.