Moção de apoio em favor da Greve no Sistema de bibliotecas da UFPR

Em reunião realizada em 01 de novembro de 2016, com a presença de alguns(as) servidores(as) do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi-UFPR), aprovou-se uma moção de apoio aos(as) demais servidores(as) do SiBi-UFPR que se posicionam favoráveis a greve. O objetivo é fortalecer o movimento paredista em um cenário político extremamente ameaçador aos direitos constitucionais do povo brasileiro em relação à Educação, a Saúde e aos Benefícios Sociais. Essa greve representa o descontentamento da categoria, não apenas enquanto trabalhadores(as), mas também como cidadãos(ãs), diante das medidas do atual governo de enfraquecimento dos serviços públicos, que destina metade do Orçamento Geral da União para pagar juros e amortização da dívida pública, enquanto propõe por meio da PEC 241/2016 (agora PEC 55/2016 no Senado) o limite das verbas para os serviços públicos, desrespeitando o direito constitucional garantidos em 1988.

Este grupo compreende as necessidades de cada unidade que forma o Sistema de Bibliotecas e respeita a autonomia de cada chefia sobre as decisões inerentes a estas particularidades. Entretanto, lembramos que a adesão ou não à greve é uma decisão pessoal. O(a) servidor(a) que tiver um entendimento favorável aos motivos do movimento e desejar aderir, pode fazê-lo. A greve é um direito constitucional do(a) servidor(a).

Sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal em relação ao corte de ponto para servidores(as) públicos(as) em greve, destaca-se o parecer da Fasubra:

“[…] será válida apenas a partir da publicação do Acordão do Supremo, porém, ainda cabe recurso da decisão do STF para lutar contra o corte dos nossos salários. Cabe ressaltar que o alcance dos efeitos da decisão do STF ainda está em análise por diversas assessorias jurídicas de servidores públicos, que os recursos e a publicação de acórdão ainda não ocorreram e que seguimos defendendo a autonomia universitária. […] o Governo não pode obrigar os gestores a cumprirem uma decisão que sequer foi publicada.”

Considerando as atuais disparidades de atuação na greve entre as unidades do Sistema de Bibliotecas, o grupo lista, como sugestão, algumas ações para as bibliotecas que optarem por continuar com o atendimento ao público, de maneira que o movimento como um todo não seja enfraquecido:

– Adotar uma carga horária máxima de atendimento ao público de seis horas semanais, divididas em no máximo dois dias da semana. Preferencialmente que não conflite com a agenda de atividades do Comando Estadual de Greve;

– Inibir o acesso ao espaço físico das bibliotecas que adotarem o atendimento ao público, mantendo apenas os serviços de devolução e empréstimo;

– Realizar o serviço de empréstimos na porta de entrada da biblioteca, solicitando aos(as) usuários(as) que tragam os números de chamada dos materiais anotados, considerando que o sistema de gestão do acervo online (acervo.ufpr.br) está disponível ininterruptamente;

– No ato do serviço de empréstimo e devolução entregar panfletos que expliquem o movimento de greve aos(as) usuários(as). Os folders podem ser solicitados ao Comando Estadual de Greve pelo site “www.sinditest.org.br/contato”.

– Colocar cartazes e folders explicativos sobre o movimento nos espaços próximos à entrada da unidade e nas portas das bibliotecas. Os cartazes e folders podem ser solicitados ao Comando Estadual de Greve pelo site “www.sinditest.org.br/contato”.

– Para os demais serviços, orientar aos(as) usuários(as) que utilizem o formulário de solicitações de atendimento por intermédio do Comitê de Ética, encaminhando-se a Sede do Sindicato para preenchimento do formulário de solicitação (Av. Agostinho de Leão Júnior, 177 – Alto da Glória, Curitiba – PR). Para quaisquer dúvidas entrar em contato com o Comando Estadual de Greve pelo site “www.sinditest.org.br/contato”.

– Que todos os(as) servidores(as) do SiBi-UFPR participem das ações promovidas pelo Comando Estadual de Greve, a fim de fortalecer o movimento e lutar pelos seus direitos. A agenda está disponível em “www.sinditest.org.br/agenda”.

Este é um momento de união e fortalecimento da nossa categoria. Deixamos a reflexão da Fasubra :

“Não podemos nos deixar vencer pela insegurança, mas sim tentar tornar ainda mais sólida nossa unidade. A lei não deve existir para privilegiar e proteger somente um lado. Se ela é injusta, temos que nos movimentar para mudá-la! Nada é tão forte que não seja passível de mudanças! O nosso grande medo deve ser o de viver num país sem direitos, sem educação, sem saúde, sem perspectivas, sem futuro! Se aumentam os ataques, aumenta a nossa mobilização!”

Curitiba, 03 de Novembro de 2016.

1. Pingback: cytotmeds.com

2. With havin so much content and articles do you ever
    run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of exclusive content I’ve either authored myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the internet without my authorization.
    Do you know any techniques to help prevent content from being ripped off?
    I’d genuinely appreciate it. https://www.herpessymptomsinmen.org/productacyclovir/

3. Hello there! This is kind of off topic but I need some guidance from
    an established blog. Is it very hard to set up your own blog?

I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast.
    I’m thinking about creating my own but I’m not sure where to
    start. Do you have any ideas or suggestions? Cheers https://atadalafil.online/

4. Pingback: dogs coming off prednisone

5. Pingback: plaquenil most common side effects

6. Pingback: trial priligy

7. Pingback: free dating sites for over 60s

8. Pingback: viagre dapoxetine prix

9. Pingback: hydroxychloroquine in canada

10. Your style is very unique compared to other folks I have read stuff from. Many thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this blog.

11. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have found It positively helpful and it has aided me out loads. I hope to give a contribution & assist other customers like its helped me. Great job.

12. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get several e-mails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Thanks a lot!

13. Wow, awesome blog layout! How lengthy have you been blogging for? you made running a blog glance easy. The total glance of your web site is wonderful, let alone the content!

14. Amazing blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A design like yours with a few simple adjustements would really make my blog shine. Please let me know where you got your design. Appreciate it

15. I was more than happy to find this page. I want to to thank you for ones time just for this wonderful read!! I definitely liked every bit of it and I have you saved to fav to check out new information on your blog.

16. Hmm is anyone else having problems with the images on this blog loading? I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any responses would be greatly appreciated.

17. Thanks for your personal marvelous posting! I really enjoyed reading it, you could be a great author. I will be sure to bookmark your blog and will often come back someday. I want to encourage one to continue your great job, have a nice holiday weekend!

18. It’s truly very difficult in this active life to listen news on TV, thus I only use world wide web for that purpose, and take the hottest news.

19. Pingback: is hydroxychloroquine for horses safe for humans

20. I absolutely love your blog.. Very nice colors & theme. Did you create this web site yourself? Please reply back as I’m trying to create my own blog and would like to learn where you got this from or just what the theme is named. Thank you!

21. Hello my friend! I wish to say that this post is awesome, nice written and come with approximately all vital infos. I would like to peer extra posts like this!