Marielle Franco, vereadora negra do RJ, é executada por denunciar violência policial

A vereadora do PSOL Marielle Franco, militante dos direitos humanos que denunciava a violência contra os negros e negras nas favelas do Rio de Janeiro, foi executada em seu carro, quando saía de um evento de mulheres negras, na noite desta quarta-feira (14).

Segundo testemunhas, o carro onde ela estava foi emparelhado por outro veículo e alvejado por aproximadamente nove tiros, que mataram Marielle. O motorista do carro, Anderson Gomes, também morreu. Uma assessora que estava presente foi baleada, mas sobreviveu.

No último domingo, 10 de março, Marielle denunciou uma ação de PMs do 41º BPM (Irajá) na Favela de Acari. Segundo ela, moradores reclamaram da truculência dos policiais durante a abordagem a moradores. Marielle também integrava a comissão da Câmara Municipal que tem por objetivo fiscalizar a intervenção no RJ.

Nascida no Complexo da Maré, Marielle foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, reconhecida pelo seu ativismo contra a violência que mata os moradores pobres e negros da periferia e pela crítica às ações militares e policiais.

Nesta quinta-feira (15), em Curitiba, será realizado uma vigília em sua memória e à do motorista Anderson Gomes, às 18h30, na escadaria da UFPR Santos Andrade. Vamos manifestar nosso luto e disposição para a luta!

Marielle Franco, presente!