Manhã do Dia Nacional de Paralisação tem concentração com repasse de informes

Os técnicos e técnicas da UFPR, UTFPR, Unila e HC começaram o Dia Nacional de Paralisação – 7 de junho – concentrados(as) na Reitoria da UFPR. Foram feitos informes sobre o cenário atual de ameaça ao serviço público, sobre as 30 horas nas universidades, a greve da Ebserh e a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho da Funpar.

A coordenadora de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR Carla Cobalchini comentou sobre a definição do dia 7 de junho como data de mobilização nacional pela Fasubra e pelo Fonasefe. A paralisação ocorre em defesa dos serviços públicos, contra a emenda constitucional que determinou um teto para os gastos públicos e pela campanha salarial dos servidores federais. As lutas têm sido para não perder mais direitos.

A técnica do Hospital Veterinário do câmpus UFPR Agrárias Rufina Rodrigues informou que os processos de Jandaia, Terapia Ocupacional/HC, Palotina e Agrárias já chegaram à comissão geral de flexibilização, e orientou os(as) técnicos(as) integrantes das comissões locais a procurarem o Sindicato caso tenham dúvidas.

As técnicas da UTFPR Cláudia Nardin e Marisa contaram sobre a situação da jornada flexibilizada na instituição. O reitor, Luis Alberto Pilatti, segue firme sua cruzada contra as 30 horas dos(as) técnicos(as). Agora, a resolução está sendo revista, e os membros do Conselho Universitário (COUNI) estão sofrendo terrorismo da Administração, que afirma que terão problemas com seus CPFs se aprovarem a flexibilização da jornada, por conta de um relatório da Controladoria Geral da União (CGU). Por isso, é importante que a categoria se mobilize para não perder direitos conquistados na árdua greve de 2012.

A programação do dia continua com assembleia na UTFPR, às 14h, e às 16h, aula pública na Sala da Memória, 1º andar, no prédio histórico da UFPR.