Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional

0

Uso excessivo de redes sociais gera estresse e ansiedade 

A criação das redes sociais foi um marco na história da comunicação. Com os avanços tecnológicos, a conexão entre as pessoas — até mesmo em longas distâncias — se tornou instantânea. No entanto, o uso desenfreado desses novos canais, como o WhatsApp, tem gerado uma grande sobrecarga emocional dos usuários. 

A sensação de estar online (disponível) a todo momento gera uma expectativa e uma cobrança por um retorno imediato, o que muitas vezes ultrapassa os limites individuais de cada um. Por exemplo, mensagens de trabalho recebidas fora do horário de expediente, e o dilema de respondê-las ou não, podem gerar ansiedade e desgaste emocional. Por outro lado, conversas pessoais durante o horário de trabalho ou estudo podem afetar significativamente o rendimento e a produtividade. 

Além da hiperconexão, a comunicação digital carece de fiscalização e moderação. Discussões ásperas em grupos, cyberbullying, vazamento de fotos, propagação de fake news e crimes cibernéticos, como roubo de dados e aplicação de golpes, são práticas cada vez mais frequentes. Portanto, é fundamental estabelecer limites para o uso das redes, a fim de evitar conflitos e violação da privacidade, bem como a dependência dos aparelhos.    

Como equilibrar o uso das redes sociais
Para manter o equilíbrio no dia a dia e criar uma relação saudável com a tecnologia, de modo a preservar a saúde mental e o bem estar social, separamos algumas dicas para você pôr em prática na rotina!

  1. Desative as notificações
    Para reduzir a interrupção constante e a quebra da concentração, desative as notificações ou silencie mensagens e grupos não prioritários.
  2. Desconecte-se regularmente
    Promova períodos de desconexão para reduzir a dependência, como nos finais de semana ou feriados, e assim aproveitar melhor o tempo e dedicar-se a outras atividades.
  3. Defina limites de tempo
    Estabeleça limites diários ou semanais para o tempo gasto no celular. Use as configurações do dispositivo ou das plataformas para monitorar e controlar o uso.
  4. Reserve horários específicos
    Determine momentos do dia para verificar as redes. Evite o hábito de acessar constantemente, sobretudo ao acordar ou antes de dormir.
  5. Dialogue
    Lembre que uma comunicação não violenta se faz necessária tanto presencialmente, quanto virtualmente. Não compartilhe notícias sem checar antes, e lembre que as crenças são individuais. Em grupos, precisamos nos basear em dados e manter a conduta emocional dentro de comportamentos gentis porque “Gentileza gera gentileza”.


Saúde mental nas universidades
O Sinditest-PR se mantém vigilante quanto à adoção de políticas efetivas para promoção do bem estar na UFPR, UTFPR e Unila, sobretudo com a implementação do teletrabalho, o afastamento do convívio social e as cobranças de entregas de serviços. Em setembro de 2023 foi sancionada a Lei 14.681, que institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. Desde a sanção, o Sindicato cobra ações concretas das universidades. Confira aqui! 

 

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X