HC: Assembleia aprova campanha e iniciativa jurídica para garantir o pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo

Técnicos e técnicas de todos os vínculos lotados no Hospital de Clínicas participaram ontem (18) de uma importante assembleia virtual convocada pelo Sinditest. A reunião do coletivo de trabalhadores(as) teve como pauta principal o pagamento do adicional de insalubridade. Por unanimidade, os participantes da assembleia aprovaram que a questão seja discutida no âmbito da Justiça.
“A equipe jurídica do Sindicato entrará com duas ações coletivas, uma para os(a) trabalhadores(as) RJU e outra para EBSERH. Vamos lutar pelo direito ao recebimento do Adicional de Insalubridade durante o período da pandemia, exigindo grau máximo de insalubridade para todas e todos desde o mês de março deste ano e retroativo desde o início da pandemia no Brasil. É inadmissível que um hospital que é referência estadual, onde estão os trabalhadores e trabalhadoras que estão salvando centenas de vidas em meio a pandemia, não assegure esse direito às suas equipes”, explicou o coordenador de Assuntos Jurídicos Marcello Locatelli.
De acordo com o advogado do Sindicato, Dr. Roberto Parahyba, as duas ações coletivas já estão prontas e agora, com a autorização da assembleia, serão encaminhadas, uma à Justiça do Trabalho (celetistas) outra para a Justiça Federal (RJU). “A Covid deve ser considerada como potencialmente presente em todos os ambientes de trabalho do Hospital de Clínicas. Os(as) trabalhadores(as) são expostos(as) ao risco biológico de forma permanente e diária, trata-se de uma exposição ambiental que está presente até na “atmosfera” do local de trabalho”, afirmou.
Para além da pandemia, o Sinditest está providenciando a contratação de uma Engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho para a construção de laudos técnicos para subsidiar as ações judiciais que irão contemplar os trabalhadores(as) que já solicitaram a revisão de suas situações específicas e não conseguiram resposta positiva da Unidade de Segurança do Trabalho.
“Recomendamos que os TAEs que se encaixam nesta situação – trabalhadores(as) que deveriam receber o adicional por direito ou ampliar o grau de recebimento – procurem o Sindicato”, ressaltou o coordenador sindical e enfermeiro no HC Max Colares.
Ainda neste ponto, os técnicos e técnicas deliberaram a realização de uma campanha política pelo adicional de insalubridade. Serão produzidos adesivos, panfletos, cartazes e realizaremos reuniões específicas no intuito de pressionar a administração do hospital e da universidade acerca desta pauta. Vamos organizar a unidade e lutar por este direito dos trabalhadores e trabalhadoras do hospital.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR