Greve está na reta final, dizem servidores

a24

Márcio Palmares: PT e PSDB, apesar de serem diferentes na sua origem, aplicam hoje a mesma política.

A greve dos servidores técnico-administrativos das instituições federais de ensino, que no decorrer dos últimos dois meses e meio ganhou a adesão de boa parte do funcionalismo público federal, está na reta final. Existe a expectativa de que o governo apresente uma nova proposta ainda esta semana, até a próxima quinta-feira, dia 20. Se isso não acontecer, as negociações podem se estender até o meio de setembro, já que o prazo para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Congresso foi ampliado.

De qualquer maneira, é provável que a greve se resolva nos próximos dias. “O governo vai tentar enfiar alguma coisa goela abaixo. Se não estivermos unidos, não conseguiremos melhorar a proposta”, aposta José Carlos Assis, da diretoria do Sinditest-PR.

Na assembleia desta terça-feira, 18, os servidores avaliaram que o governo se fortaleceu nos últimos dias. A Rede Globo, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e o Banco Bradesco, por exemplo, vieram a público defender a gestão de Dilma Rousseff. “Por quê?”, questionou Carlos Pegurski, da UTFPR.

Outro fator para a reabilitação do Executivo, na avaliação dos servidores, foi o acordo firmado por Dilma com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), em torno da ‘Agenda Brasil’. “O governo do PT é o governo mais traidor, sem-vergonha, canalha e corrupto da história. Uma coisa é o PSDB, que é um partido de patrões, de ricos, fazer o que fez no Paraná. Outra coisa é um partido que nasceu na classe operária fazer isso, porque isso confunde o trabalhador”, disparou Márcio Palmares, da diretoria do Sinditest-PR.

“O governo se recuperou nas últimas semanas justamente por conta dos acordos em torno do ajuste fiscal. Estamos disputando contra todos esses setores”, ponderou Carla Cobalchini, também diretora do Sinditest-PR.

Na reta final, o Fórum dos Servidores Públicos Federais, do qual faz parte a Fasubra, a federação que representa os técnicos administrativos, prevê novas ações a fim de pressionar o Executivo. A terceira caravana a Brasília está prevista para o próximo dia 27. Em Curitiba, na próxima terça-feira, 25, uma plenária acontecerá no RU Central, para discutir a ‘Agenda Brasil’. Após isso, um ato deve sair em direção à Praça Santos Andrade.

Amanhã, quarta-feira, 19, os estudantes da UFPR farão uma assembleia para decidir se aderem à greve. “A proposta vai melhorar se as categorias seguirem unificadas”, observou José Carlos Assis.

Nessa mesma toada, os servidores da UTFPR ocuparam na tarde de hoje a reitoria da universidade. O objetivo é pressionar a administração a negociar a pauta local. Os técnicos impuseram quatro condicionantes para deixarem o local: reinstalação da comissão central que avalia a jornada de 30 horas, instituição de uma comissão com o objetivo de estender o benefício do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos técnicos, um documento atualizado detalhando as contas da universidade e o agendamento de uma reunião para a próxima terça-feira, 25, a fim de discutir os outros pontos da pauta.

A reitoria sem comprometeu a responder às reivindicações até o dia 02 de setembro. Ela também irá disponibilizar um documento com dados orçamentários e financeiros.

Pressão no INSS
Uma comitiva de servidores do INSS, que também estão em greve, compareceu nesta terça-feira na assembleia do Sinditest-PR. Eles relataram as pressões que vêm sofrendo por parte do governo, como o corte salarial correspondente aos dias parados. Segundo eles, alguns contracheques estão sendo remetidos com o valor líquido negativo.

Por conta disso, supervisores estariam entregando os cargos e aderindo à greve dos servidores administrativos.

Nem 16, nem 20
A assembleia de hoje também teceu duras críticas aos atos do último domingo, 16, que pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff. No entanto, os servidores decidiram não aderir às manifestações da próxima quinta-feira, 20, pró-governo. Na avaliação do comando local de greve, os atos, inicialmente convocados como protestos contra o ajuste fiscal, acabaram “sequestrados” pelas forças governistas.

“A posição da nossa Central [a Central Sindical CSP-Conlutas]é muito clara: nem dia 16, nem dia 20. Precisamos chamar uma marcha dos trabalhadores, e não do Partido dos Trabalhadores, que é um partido de traidores”, afirmou Carla Cobalchini.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

1. Pingback: how to get tinder verification code

2. Pingback: free dating coaching programs

3. Pingback: is generic dapoxetine available yet

4. Pingback: hydroxychloroquine buy online uk

5. Pingback: withdrawal from hydroxychloroquine

6. Pingback: best substitute for ivermectil

7. Great blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple adjustements would really make
    my blog shine. Please let me know where you got your design. Cheers

8. Hi there everyone, it’s my first visit at this
    web page, and piece of writing is truly fruitful in support of me, keep up posting such articles
    or reviews.

9. I like the valuable information you provide in your articles.
    I will bookmark your weblog and check again here frequently.

I am quite sure I will learn many new stuff right here!

Best of luck for the next!

10. Pingback: what does priligy do

11. Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I’m going to return yet again since I
    book marked it. Money and freedom is the greatest way to change,
    may you be rich and continue to help others.

12. A motivating discussion is worth comment. There’s no doubt that that you ought to write more about this topic, it might not
    be a taboo matter but typically folks don’t talk about these issues.
    To the next! Many thanks!!

13. Hmm it appears like your website ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any recommendations for rookie blog writers?
    I’d definitely appreciate it.

14. Hi there, everything is going nicely here and ofcourse every one is sharing information, that’s actually fine, keep up
    writing.

15. Somebody essentially lend a hand to make significantly posts I might state.
    This is the first time I frequented your web page and up to now?
    I amazed with the analysis you made to make this particular
    post incredible. Wonderful process!

16. Pingback: hydroxychloroquinnea for lupus erythematosus

17. Hi! I could have sworn I’ve visited this website before but after browsing through some of
    the articles I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely happy I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back often!

18. I simply couldn’t go away your web site prior to suggesting that I actually enjoyed the usual information a person provide in your visitors?

Is going to be again steadily in order to investigate cross-check new posts

19. My partner and I absolutely love your blog and find almost all
    of your post’s to be just what I’m looking for.
    Would you offer guest writers to write content available for you?
    I wouldn’t mind writing a post or elaborating on a lot of the
    subjects you write in relation to here. Again, awesome blog!
    quest bars http://tinyurl.com/49u8p8w7 quest bars

20. I blog quite often and I really appreciate your information. This great article has really peaked my interest.
    I am going to take a note of your website and keep checking for new details
    about once a week. I subscribed to your Feed as well. cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

21. Pingback: how to get ivermectin

22. Приглашаем вас на консультации детского психолога.

Психологи онлайн Онлайн консультация.
    Консультация и лечение психотерапевта (психолога) Психолог в
    Харькове, консультация. Психолог в Харькове, консультация.
    Консультация психолога онлайн. Консультация Психолога – Профессиональная поддержка.

23. Pingback: stromectol for roundworm

24. Pingback: ivermectin 1% solution

25. Pingback: stromectol

26. Pingback: stromectol for pregnant women

27. Hello there! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog article or
    vice-versa? My blog discusses a lot of the same subjects as yours and I think we could greatly benefit from each other.
    If you happen to be interested feel free to shoot me an e-mail.

I look forward to hearing from you! Excellent blog by the
    way! http://harmonyhomesltd.com/Ivermectinum-side-effects.html

28. Hi! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having problems finding one?
    Thanks a lot!