Categoria conquista 43% no valor do Auxílio Alimentação

A Fasubra, o Sinditest-PR e demais entidades que representam os servidores e as servidoras do Executivo Federal celebram uma vitória importante. Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (31), a portaria que garante o aumento do auxílio-alimentação para R$ 658 por mês, em todo o território nacional, a partir de 1º de maio de 2023. O acréscimo de 43,6% corresponde à inflação acumulada desde o último reajuste, em 2016, e é fruto da mobilização nacional da categoria.

Além do incremento no benefício, federações e fóruns do funcionalismo federal, como o Fonasefe e o Fonacate, ratificaram na última sexta-feira (24), durante a reunião de encerramento da Mesa de Negociação Emergencial, a recomposição salarial de 9%, que será percebida nos salários que serão pagos em junho. A medida, reivindicação antiga das técnicas e dos técnicos administrativos em educação que compõem o Sindicato, TAEs da UFPR, UTFPR e UNILA, contempla também os aposentados, aposentadas e pensionistas.

Para a direção sindical, os dois acréscimos sinalizam que o governo Lula está disposto a dialogar para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, embora os valores não supram as perdas acumuladas ao longo dos anos. A expectativa da coordenação da entidade é que a negociação do orçamento referente à 2024 seja ainda mais positiva, com a expansão de benefícios e melhoras expressivas no salário dos trabalhadores e trabalhadoras da base.

Confira abaixo a análise do economista do IBEPs, Eric Gil Dantas, na última edição do Jornal do Sinditest-PR:

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR