Fasubra se reúne com o MEC para discutir pautas da categoria

Na última quarta-feira (28) a nova Direção Nacional (DN) da Fasubra se reuniu com o Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, e sua equipe para apresentar as demandas da base e avançar nas negociações.

A direção organizou a pauta do encontro a partir dos pedidos feitos pela base, durante o primeiro mês de atuação da DN. Os temas foram tratados em três eixos centrais: Carreira, Hospitais e Democratização.

De acordo com a coordenadora geral da Fasubra, Ivanilda Reis, atualmente as demandas da Federação são diversas devido ao represamento da pauta em comum, visto que não houve discussão desde o governo de Dilma Rousseff e esta é a primeira vez em anos que a Fasubra é recebida pelo Ministro da pasta.

Carreira
Entre as demandas, a Federação solicitou ao Ministério a abertura da Comissão Nacional de Supervisão de Carreira (CNSC) e promoção do debate de reestruturação dos cargos. Também foi definida a emissão da portaria para os próximos dias.

Hospitais universitários
No tópico, foram tratados questões de assédio moral, saúde mental das trabalhadoras e trabalhadores e o modelo de gestão da EBSERH.

Em relação ao piso da enfermagem, o MEC comunicou que aguardaria a decisão do STF para realização do pagamento. No entanto, o ministério afirmou que vai pagar retroativo, caso seja necessário, após ajustes legais.

Além disso, a Fasubra também solicitou que o MEC compartilhe o espelho da folha de pagamento com o piso para a área de enfermagem. Assim, a Federação e os Sindicatos podem fazer as projeções para os demais cargos do PCCTAE, no qual os profissionais da enfermagem são integrantes.

Democratização nas universidade
A reunião abordou a paridade das categorias para a escolha de dirigentes e o ponto recebeu parecer favorável do ministro Camilo Santana. Outro ponto central discutido na pauta, é a revogação da lei que definiu a formação da lista tríplice a ser encaminhada ao Presidente da República.

Sobre as resoluções, o ministro garantiu que é possível o MEC encaminhar alguns pontos apresentados, com exceção das pautas que envolvem outros ministérios, como os aumentos salariais.

Assim sendo, foi definida a criação de agenda conjunta, entre o ministério e a Fasubra, cuja pauta inicial será a Ebserh. O ministro também anunciou a abertura de 5 mil vagas para novos concursos das categorias de técnico-administrativos em educação e de docentes.