Erro do Ministério do Planejamento fará filiados pagarem duas mensalidades em outubro

Após ter descredenciado o Sinditest-PR sem justificativa e deixado o sindicato sem arrecadação por um mês, o Ministério do Planejamento determinou que em outubro os filiados tenham duas mensalidades descontadas da folha de pagamento, como forma de compensação.

A decisão foi tomada de forma unilateral por parte do ministério. Antes, o Planejamento havia deixado o Sinditest-PR sem financiamento durante o mês de setembro, por não descontar nas folhas de pagamento dos servidores as contribuições sindicais referentes a agosto. O ministério não deu nenhuma explicação para o descredenciamento da entidade como consignatária e o consequente bloqueio das contribuições.

Os servidores técnico-administrativos já haviam decidido em assembleia que o desconto em dobro seria feito apenas em dezembro, quando, com a entrada do décimo terceiro salário, pesaria menos no bolso dos trabalhadores. Mas, de acordo o Executivo, a única alternativa é fazer essa cobrança já em outubro. “Não era o nosso desejo que duas mensalidades fossem descontadas agora. Foi uma decisão arbitrária do Ministério do Planejamento”, esclarece Carla Cobalchini, da diretoria do Sinditest-PR.

Os filiados que aderiram à campanha do sindicato e, mesmo com o descredenciamento, pagaram a mensalidade de agosto pessoalmente ou via depósito bancário, não terão o desconto em dobro agora em outubro. Seus nomes foram retirados da folha de contribuição enviada ao ministério.

Caso, mesmo assim, haja alguma cobrança indevida, eles devem procurar o Sinditest-PR ou enviar o recibo de pagamento via e-mail, para serem reembolsados. Os e-mails são: [email protected] ou [email protected]. Aos cuidados de Márcia ou Januza.