Em Curitiba, multidão se reúne em ato em defesa da educação durante visita de Bolsonaro

Na última sexta-feira (10), o povo curitibano ofereceu uma recepção “calorosa” ao presidente Jair Bolsonaro, que viajou a capital paranaense para se reunir com o governador, Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu.

A Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, foi tomada por um grande ato em oposição ao desmonte da educação pública e em defesa de um projeto educacional democrático, construído com base em valores como a liberdade, autonomia universitária, financiamento da ciência da tecnologia e respeito às diversidades.

A mobilização foi organizada coletivamente por entidades sindicais, estudantes e movimentos sociais. O Sinditest-PR também participou da manifestação, defendendo os direitos dos trabalhadores da educação.

“A luta unificada pela educação pública é urgente. Os cortes nos orçamentos das universidades públicas são apenas a ponta da política do governo para a educação. A mobilização conjunta é a única forma de mostrar que enfrentaremos os ataques e que estamos preparados e organizados para fazer essa luta”, explica o coordenador-geral do Sinditest-PR, Daniel Mittelbach.

Defesa da universidade pública

Os manifestantes começaram a chegar por volta do início da tarde, e denunciaram a política governamental entreguista e descomprometida com a população por meio de cartazes, gritos, jograis e músicas. Membros da UFPR e da UTFPR com faixas representando cada departamento deram tom ao ato.

Cerca de duas mil pessoas estavam reunidas em frente à sede do governo do estado quando Bolsonaro chegou ostentando uma comitiva de dezenas de carros – um luxo curioso para uma gestão que afirma precisar contingenciar o orçamento destinado à educação.

Durante a reunião entre o presidente e o governador, que durou cerca de uma hora, os manifestantes não pararam por um único minuto de reafirmar que o Brasil vai parar se os cortes nas instituições públicas federais não forem revogados.

O Sinditest-PR irá participar da construção de todas as mobilizações em defesa dos direitos da categoria e de toda a comunidade acadêmica. No dia 15, o sindicato também estará presente na Greve Nacional da Educação, e conta com a presença de cada servidor(a) nessa luta!

Fonte: Sinditest-PR