Eleições para o Conselho Tutelar ocorrem no próximo domingo

Técnica e técnico: participe das eleições para o Conselho Tutelar da sua cidade! Este ano a votação acontece em todo o território nacional no dia 1º de outubro, das 8h às 17h.

Eleito pela comunidade local, o Conselheiro Tutelar atua como representante dos interesses das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade ou violação de direitos.

Agora que você já sabe a importância, confira dicas para a escolha dos candidatos e candidatas:

• Compromisso com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente.
  • Defesa dos valores democráticos de nosso país.
  • Princípios e atitudes voltados a vida coletiva, à dignidade da pessoa humana.
  • Defesa dos direitos humanos para o pleno desenvolvimento da infância e adolescência.
  • Defesa da diversidade e sensibilidade para compreender situações de racismo, machismo, capacitismo e LGBTfobia.

Importante: A sua participação pode evitar que a atuação do Conselho Tutelar seja contaminada por preconceitos e fundamentalismos.

Maiores de 16 anos poderão votar em um único candidato ou candidata da região em que votam. Não se esqueça de apresentar o e-título ou um documento oficial com foto.

Não perca a oportunidade de fazer a diferença! Exerça a cidadania!