Eleições na UTFPR: resultado da consulta democrática à comunidade acadêmica foi respeitado

Após mais de dois meses da divulgação do resultado da consulta à comunidade acadêmica para a Reitoria da UTFPR, na qual Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho obteve 51% dos votos, finalmente foi publicada a portaria que o nomeia como Reitor da instituição pelos próximos quatro anos (2020/2024).

Importante ressaltar que o resultado do processo de escolha poderia ser ainda mais expressivo se fosse garantida, minimamente, a paridade dos votos entre os técnicos(as), estudantes e docentes. Infelizmente, a fórmula antidemocrática de 75x15x15 privilegia os votos dos docentes em detrimento da manifestação dos(as) técnicos(as) e estudantes.

Apesar disso, esta já pode ser considerada uma vitória histórica, pois pela primeira vez, desde que o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) foi transformado em universidade, um candidato de oposição vence a eleição e assume a Reitoria da UTFPR, instituição que, na mesma data em que foi anunciada a nomeação do novo Reitor, comemora seus 111 anos de história no Paraná.

Com a garantia de que a escolha da comunidade acadêmica foi respeitada, este Sindicato seguirá procurando a nova Reitoria para apresentar as demandas da categoria, sempre procurando ampliar a participação igualitária dos(as) servidores(as) nos espaços da instituição, contribuindo, desta forma, para a construção de uma UTFPR cada vez mais diversa e democrática.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR