Ebserh: Assembleia aprova por unanimidade o Acordo Coletivo de Trabalho

Em sala lotada, centenas de trabalhadoras e trabalhadores de vínculo Ebserh aprovaram, por unanimidade, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 na última assembleia, realizada na terça-feira (16). A reunião ocorreu na Sala 02, do Anexo B, do Complexo do Hospital de Clínicas (CHC).

Marcello Locatelli, coordenador do Sinditest-PR

“Este foi um momento histórico na luta da Ebserh! Houve uma discussão muito produtiva sobre o acordo com ampla participação dos trabalhadores e trabalhadoras, que compareceram em peso ao encontro”, afirmou Marcello Locatelli, coordenador do Sinditest-PR.

Ivandenir Pereira, coordenador do Sinditest-PR

“A participação expressiva nas assembleias é fundamental para fortalecer a luta e o Sinditest-PR seguirá empenhado na conquista dos direitos dos funcionários da Ebserh”, declarou o coordenador Ivandenir Pereira

Além do acordo, foi aprovada por unanimidade a proposta da direção de que não haverá nenhuma cobrança de taxa negocial, o financiamento do Sindicato se dá apenas pela mensalidade de seus filiados e filiadas.

Também foi aprovada, de modo unânime, a concessão de poderes ao Sinditest-PR para manter negociações coletivas, celebrar acordo e convenção coletiva de trabalho e se preciso for, instaurar dissídio coletivo.

“Nas negociações para os acordos e convenções coletivas é necessário que haja um representante da classe trabalhadora. No caso da Ebserh, o Sinditest-PR é o sindicato que representa, e sempre representou, todos os técnicos administrativos que trabalham no Complexo do Hospital de Clínicas, tanto os trabalhadores RJU quanto os empregados pela Ebserh”, explicou Roberto Parayhba, advogado que presta assessoria jurídica para o Sindicato.

Para 2024, a proposta de reajuste salarial considera a somatória de 12,62% de perda histórica + inflação (INPC) de março/23 à fevereiro/24 + 3% de aumento real, conforme ganhos obtidos em ACTs de serviços de saúde privados.

Sandro Silva, economista do Dieese

“No Brasil, a grande referência utilizada para os reajustes nas negociações coletivas é o Índice de preços ao consumidor (INPC). Considerando isso, no período de 2015 a 2023, há uma perda salarial de 12,62%. Em relação ao vale alimentação, a situação é mais preocupante, são quatro anos sem nenhum reajuste no valor recebido, além da inflação no ramo alimentício como um grande  agravante”, explicou o economista Sandro Silva.

Confira os demais pontos discutidos

Durante a assembleia, os membros da Comissão de Negociação, Edna Ribeiro da Silva e Michel Flores Ângelo, e o coordenador Marcello Locatelli, fizeram a leitura completa do acordo. Em seguida, foram votados os destaques (alterações sugeridas pelos trabalhadores).

Edna da Silva, membro da Comissão de Negociação

“O acordo foi elaborado de modo que atendesse as demandas da nossa categoria, sobretudo as reivindicações mais urgentes”, declarou Edna.

Além da discussão do ACT, a reunião contou com informe jurídico do advogado Roberto Parayhba, apresentação de conjuntura econômica pelo economista do Dieese, Sandro Silva, e informe da direção.

“Até o fim do mês, quem se filiar concorre a três vagas nas colônias de praia”, informou Antonio Neris

Confira abaixo o acordo com os destaques aprovados pela categoria!

Proposta ACT Ebserh (2)