Dicas Culturais do Jornal do Sinditest

Livro

Quarto de Despejo

im115

O livro de Carolina de Jesus Quarto de Despejo é uma autobiografia que corresponde à história das mulheres negras.
Carolina de Jesus, considerada uma das maiores escritoras negras do Brasil, migrou de Minas Gerais para São Paulo, ainda na adolescência, e passou a ganhar a vida como catadora de papel. Quando encontrava papeis ou cadernos, Carolina os usava para registrar um diário, que serve como uma fotografia da vida do povo pobre
Com enorme valor literário, os relatos foram publicados pela primeira vez em 1960, por intermédio de um jornalista que soube dos escritos. A espontaneidade e o lirismo áspero da mulher ganharam publicações em várias línguas.

Filme

im116

Tangerine

Los Angeles é o cenário do longa-metragem Tangerine. A trama, que reúne dramaticidade e comédia, aborda com sensibilidade as nuances de questões sensíveis ao público LGBT. O filme é protagonizado por mulheres transexuais e rodado inteiramente com câmeras de Iphone.  Aclamado no Festival de Sundance, o longa do diretor Sean Baker retrata a história da travesti Sin-Dee Rella, prostituta que acaba de sair da prisão às vésperas de Natal. Neste conto às avessas, a protagonista, ao reencontrar a melhor amiga Alexandra, se depara com a notícia que dará tônica e movimento à narrativa: seu namorado, o cafetão Chester, está saindo com uma mulher ‘de verdade’.