Dica Cultural: 3 projetos culturais para você aprender sobre literatura, gênero e história

0

Hoje, dia 05, é o Dia da Cultura e da Ciência. A data foi oficializada na década de 70 e celebra o aniversário de Rui Barbosa, um dos grandes personagens da história brasileira. Além de sua trajetória política e diplomática, também deixou um legado na  língua portuguesa: o baiano foi sucessor de Machado de Assis, na Academia Brasileira de Letras. 

O dia de hoje foi instituído com o intuito de promover a produção de conhecimento científico e expressões culturais em território nacional. Considerando a relevância de estimular a ciência e a cultura, o Sinditest-PR separou alguns programas para você conferir nas próximas semanas. 

Varal Literário | Vozes Mulheres 

Durante o mês de novembro, em comemoração ao mês da consciência negra, a Casa da Leitura Wilson Martins, localizada na Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430, no bairro Boqueirão, está disponibilizando uma série de textos e poemas produzidos por mulheres negras para distribuição ou leitura no local. Dentre as intelectuais homenageadas estão: Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Ryane Leão e Maya Angelou.

Pedal Social 

Também no clima dos debates sobre a consciência negra, a mediadora de leitura Kely Medeiros percorre os bairros do Umbará, Ganchinho e Sítio Cercado para levar conhecimento e poesia para estas regiões. Mas fique atento, a ação é itinerante e acontece entre os dias 04 e 11, pela manhã. 

Diálogos Contemporâneos 

Uma série de escritores brasileiros participa da conferência Diálogos Contemporâneos, que acontece neste mês, na Capela Santa Maria, localizada na rua Conselheiro Laurindo, 273, no Centro de Curitiba. O projeto é gratuito e conta com diversos temas de debates como envelhecimento, espiritualidade, negacionismo, fake news, violência de gênero e pandemia. O próximo encontro é na segunda-feira, dia 8, às 19h, e discute empatia e banalização do preconceito, com a poetisa Elisa Lucinda.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X