Dia Mundial da Saúde: por qualidade de vida e fortalecimento do SUS

Hoje (07) é Dia Mundial da Saúde. Nessa data foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

Para o Sinditest-PR, esse momento é importante para alertar a sociedade sobre diversos desafios que a Saúde pública enfrenta.

Um deles, é manter a classe trabalhadora em pleno estado de bem-estar físico, mental e social. Pois trabalhador saudável, só é possível com direitos, respeito e sem assédio.

Principalmente porque, atualmente, o governo tenta se livrar das suas obrigações, atacando garantias fundamentais de acesso à serviços de promoção e prevenção da saúde pública.

Do o Art. 196 da Constituição Federal de 1988: “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

“Que essa data sirva para conscientizar que saúde não é só sobre doença; é também sobre qualidade de vida no emprego, salários justos e direitos assegurados”, explica a diretora do Sinditest-PR, Rosmara Pereira.

É justamente nesta grave conjuntura que vive o país, numa pandemia causada pelo Coronavírus Covid-19, que todos devem entender a importância do SUS como protetor da sociedade brasileira e como coordenador das ações de combate ao vírus, seja coordenando os serviços de Saúde, seja coordenando as ações de vigilância e normas técnicas e de segurança. Este é mais um desafio a ser enfrentado.

O Sindicato está na luta permanente contra essa onda privatista que pretende atingir setores essenciais para a sociedade. Principalmente com tentativas sistemáticas precarizar o Sistema Único de Saúde (SUS).

É pela defesa universal do acesso à Saúde que o Sinditest-PR é contra a mercantilização dos direitos sociais e a privatização do SUS.

A direção do sindicato reforça que o Dia Mundial da Saúde também é momento para manifestar repúdio aos processos acelerados de terceirizações, privatizações e precarizações dos serviços públicos.

E é por isso que o Sinditest-PR estará sempre ao lado dos trabalhadores da base que atuam na área da Saúde, seja no HC-UFPR, no sistema CASA ou em qualquer outro espaço, porque o sindicato tem o compromisso inalienável de cuidar de quem cuida da saúde dos outros.

Fonte: Sinditest-PR