Decisão sobre continuidade da greve local fica para terça-feira, 6

249

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Márcio Palmares: apesar de ter DNA tucano, Zaki Akel é pragmátco.

Ficou para próxima terça-feira, 06 de outubro, a decisão sobre a continuidade da greve dos servidores técnico-administrativos da UFPR. Eles cogitam manter a paralisação até que a reitoria volte a negociar a pauta local do movimento, mais especificamente a jornada flexibilizada de 30 horas dentro da instituição.

Para a assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 29, a resolução ainda precisa ser amadurecida pelo conjunto da categoria. “Vamos decidir se continuamos a luta com a greve ou se vamos suspender a greve e retomar a luta com um dia de paralisação, atos no pátio da reitoria ou mesmo dentro do gabinete do reitor. O fato é que a direção deste sindicato vai bancar o que quer que seja que a assembleia decida”, garantiu Carla Cobalchini, diretora do Sinditest-PR. “O movimento sindical é permanente. O sindicato luta todo dia. Agora, precisamos decidir qual vai ser o próximo passo.”

Até a próxima terça, os servidores vão avaliar se ainda existe real poder de mobilização e acúmulo de força junto às bases da categoria para dar continuidade à greve. “Conquistar as 30 horas dentro da universidade significa uma melhoria para o conjunto da classe trabalhadora, porque vai abrir um precedente. Não é qualquer pauta”, defendeu Larissa Gysi, diretora do Sinditest-PR e também da Fasubra, a federação que organiza os técnicos administrativos no país.

O fim da greve nacional, que há uma semana havia sido previsto para o próximo dia 05, agora pode ser adiado por ainda mais duas semanas. Isso porque o governo ainda não sentou com a Fasubra para finalizar o texto do acordo de greve, o que deveria ter acontecido no último dia 24. Após isso, o texto final ainda precisa ser aprovado pelas assembleias de todo o Brasil.

Negociação oficialmente rompida
A continuidade da greve local é cogitada por conta da suspensão das negociações por parte da reitoria da UFPR. A última reunião entre administração e comando local de greve aconteceu no dia 18 de agosto. Na sexta-feira passada, 25, o Sinditest-PR recebeu um ofício, assinado pelo pró-reitor Edelvino Razzolini Filho, informando que as negociações estavam oficialmente canceladas. A justificativa contida no documento é de que o Sinditest-PR teria participado do processo de ocupação do prédio da reitoria promovido pelos estudantes da universidade. “O sindicato apoiou a luta dos estudantes, é verdade. No entanto, nós não tivemos nenhuma participação na ocupação”, esclareceu Márcio Palmares, diretor da entidade. “A mesma coisa aconteceu no ano passado. O reitor usou a mesma estratégia. Quando ele vê que a greve nacional está chegando ao fim, rompe de forma unilateral a negociação local e dá uma desculpa esfarrapada.”

De qualquer maneira, Márcio Palmares defende que o movimento dos servidores já obteve avanços na pauta local. O pró-reitor de administração se comprometeu, no mesmo ofício, a não voltar atrás no que havia sido acordado até a data em que a reitoria foi ocupada.

Até aquele momento, ele havia garantido a suspensão temporária da implantação do ponto eletrônico na universidade e a formação de uma nova comissão destinada a avaliar os processos solicitando a jornada flexibilizada que estão engavetados na Secretaria de Órgão Colegiados (SOC). “Isso só aconteceu por causa da greve. Se dependesse do reitor, ficava tudo engavetado”, alfinetou Márcio Palmares.

Se a reitoria ceder e retomar as negociações, o Sinditest-PR também pretende pautar a análise, por essa comissão, dos processos que estão parados nos setores, e ainda a possibilidade de que servidores que à época não fizeram a solicitação possam fazer a partir de agora.

A céu aberto
A assembleia de hoje aconteceu no pátio da reitoria. Na Justiça, a administração da UFPR obteve um mandado de reintegração de posse do RU Central, que foi desocupado ontem e deixou de ser QG de greve. A reintegração de posse foi classificada por Márcio Palmares como uma “provocação” do reitor Zaki Akel Sobrinho, que estaria oportunamente se aproveitando do fato de o movimento dos servidores estar chegando ao fim nacionalmente, além de já terem terminado as paralisações dos docentes e dos estudantes da universidade. “Nos bastidores, o reitor trabalha com o Judiciário para criminalizar os movimentos”, afirmou.

O diretor do Sinditest-PR bateu forte no reitor Zaki Akel. “Qual é o objetivo dele? É conturbar ao máximo a negociação local, para dar argumentos aos pelegos, aos carreiristas, a todo esse séquito que está atrás de cargos. Vai ser assim até novembro, quando acontece a eleição do sindicato”, previu. “O reitor é pragmático. Embora tenha DNA tucano, ele agora está associado ao governo federal, do PT. Pro lado que tem mais poder e mais dinheiro, ele vai”, disparou.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

Compartilhar.

Autor

249 Comentários

  1. Pingback: keto diet meal plan

  2. 756793 809854Hey, you used to write excellent, but the last few posts have been kinda boringK I miss your super writings. Past couple of posts are just a little out of track! come on! 151376

  3. Have you ever thought about publishing an ebook or guest authoring on other sites?
    I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would love
    to have you share some stories/information. I know my
    viewers would appreciate your work. If you are even remotely
    interested, feel free to send me an e-mail.

  4. Thank you for the good writeup. It in fact used to be a enjoyment account it.
    Look advanced to far delivered agreeable from you! However, how could we communicate?

  5. Ahaa, its fastidious discussion about this paragraph here at this web site, I have read all that, so
    at this time me also commenting here.

  6. Your style is unique compared to other people I’ve read stuff from.
    Thank you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just bookmark
    this web site.

  7. It’s appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy.

    I’ve read this post and if I could I want to suggest you some interesting
    things or advice. Perhaps you could write next articles referring to
    this article. I want to read more things about it!

  8. I do not know if it’s just me or if perhaps everyone else experiencing issues with your blog.
    It looks like some of the written text within your content are running off
    the screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this is happening to them
    too? This may be a problem with my browser because I’ve had this happen previously.
    Appreciate it asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  9. Its like you learn my thoughts! You appear to grasp a lot about this,
    such as you wrote the e book in it or something. I believe
    that you just could do with some percent to pressure the message
    home a little bit, but instead of that, that
    is wonderful blog. A great read. I’ll definitely be back.

    scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  10. Pingback: thai gay dating site

  11. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to
    say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts.
    In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

  12. ZCMIM is a professional metal injection molding company in China, specialized in stainless steel injection molding. We provide professional metal injection molding service to satisfy your special product development requirement. ZCMIM are your reliable metal injection molding manufacturer, no matter your need simple or complex three dimension structure with high quality and tolerance. Our experienced engineering team combine with advanced MIM technology are able to produce the most wide range of precision MIM parts, including as follow:

  13. I was very pleased to find this website. I wanted to
    thank you for ones time just for this wonderful read!!

    I definitely loved every little bit of it and i also have you saved to
    fav to see new things on your web site.

  14. Full body massage will be a useful technology in many ways. It is good for relieving stress of friends and family members, and it can also help relieve pain or pain of people around them.

Leave A Reply

X