COUNI da UTFPR rejeita pautas a favor da democracia

im83

O Conselho Universitário (COUNI) da UTFPR rejeitou todas as pautas que tornariam as eleições para diretor-geral de câmpus mais democráticas: a paridade para as três categorias da Universidade, com 33,3% para cada uma; realização de segundo turno; extensão da campanha de 15 para 30 dias, com debate; consulta organizada pelas entidades representativas e contabilização apenas dos votos válidos. A múltipla derrota da democracia ocorreu na sessão no dia 23 de fevereiro, véspera do feriado de Carnaval.

Além disso, também foi negada a proposta de que os(as) técnicos(as) pudessem se candidatar à direção-geral. A regra para o peso dos votos entre as categorias não mudou. Permanecem os 80% para docentes e técnicos(as) e 20% para estudantes. Na opinião do conselheiro e técnico da UTFPR Londrina Weslei Trevisan Amâncio, isso diminui a força política da categoria.

“O problema é que o segmentos dos técnicos é menor que o dos docentes. São cerca de 2500 docentes  e 1200 técnicos na UTFPR, dividindo 80% do peso dos votos. A gente acaba perdendo a identidade do segmento, perde poder político”, afirma.

A sessão do conselho foi marcada para o período de férias, às vésperas do feriado de Carnaval, dificultando o debate com a comunidade acadêmica. “Uma parcela significativa dos técnicos estava em férias, os docentes ocupados com planejamento de aulas, os estudantes não estavam presentes na Universidade. O debate foi feito de forma apressada, o que não possibilitou nenhum avanço.”

Apesar de o abaixo-assinado organizado pelo Sinditest, Gecel, DCE e SINDUTF-PR, na campanha #UTFPRParitáriaJá, ter reunido mais de 500 assinaturas reivindicando mais democracia nas consultas, todas as propostas foram rejeitadas.

Confira aqui os conselheiros que votaram a favor da democracia:

André Luis Dresch (representante dos técnicos administrativos de Doiz Vizinhos)
Cesar Augusto Tacla (representante dos docentes do campus Curitiba)
Elsa Moreira (representante dos técnicos administrativos de Curitiba)
Gilson Leandro Queluz (representante dos docentes de Curitiba)
Guilherme de Narde (representante dos alunos dos cursos técnicos)
Katya Cristina de Lima Picanço (representante dos docentes de Ponta Grossa)
Nanci Stancki da Luz (representante dos docentes de Curitiba)
Wesley Trevisan de Amâncio (representante dos técnicos administrativos de Londrina)

Luisa Nucada,
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.