Conselheiros da bancada dos técnicos cobram mais participação nas discussões da Universidade

im109

Mais participação em pautas fundamentais à categoria, como revogação do aumento do RU, 30 horas e abono de ponto. Este foi o posicionamento dos conselheiros da bancada dos técnicos durante reunião com a reitoria da UFPR, realizada ontem, dia 24, no gabinete do reitor. A comitiva, composta pelas técnicas Carla Cobalchini e Glaci Schluga, e pelos técnicos Valter Maier e Elias Torres da Silva, solicita uma construção democrática e participativa, não só nestes tópicos, mas em tudo o que compete aos rumos da Universidade. Historicamente, é atribuição do Conselho participar das decisões administrativas da instituição.

Entre as reinvindicações apresentadas pelos técnicos e técnicas está a apresentação do relatório de flexibilização das 30 horas na primeira reunião deste ano do COUN, prevista para o fim de fevereiro. A categoria solicita também apoio da nova gestão para que o mesmo seja aprovado.

Os técnicos e técnicas apresentaram ainda ao reitor professor Ricardo Marcelo, e à vice Graciela Bolzon, mais uma demanda da categoria: eleições diretas para a Chefia de Enfermagem do HC. Apesar do avanço que a iniciativa de consulta às equipes representa, o método descrito no edital, na perspectiva dos profissionais da instituição, não é o mais justo, à medida que deixa nas mãos da administração o poder decisório.

A revogação do aumento do RU também foi outro assunto abordado. Um estudo técnico e jurídico sobre a situação do Restaurante Universitário está sendo realizado por uma determinação do reitor, com previsão de conclusão em meados do próximo mês. Para os técnicos e técnicas, a discussão principal não se baseia no mérito do aumento do RU, e sim sobre o ato administrativo. Ricardo Marcelo garantiu que o preço do Restaurante Universitário irá diminuir. Esta, inclusive, é uma das bandeiras de luta tanto do Sinditest, sindicato que representa esses profissionais, quanto do COUN, o ‘parlamento’ da universidade.

Para o grupo, é fundamental que assuntos de interesse geral da comunidade acadêmica sejam levados ao Conselho e discutidos com os representantes das três categorias: técnicos(as), estudantes e docentes.

Silvia Cunha,
Assessoria de Comunicação e Imprensa Sinditest-PR