Comunidade da UNILA participa de debate com Roberto Leher, reitor da UFRJ

No dia 03 de março o Roberto Leher, atual reitor da UFRJ, participou da roda de conversa “Neoliberalismo e Educação Pública” na UNILA – Universidade Federal da Integração Latino Americana, em Foz do Iguaçu. A atividade fez parte do 1º Seminário de Formação Pedagógica da UNILA, “Práticas e desafios da Educação Superior”.

Marisa Ribas, dirigente do Sinditest presente na atividade, conta que Leher fez uma contextualização da educação pública desde os anos 90, denunciando o caráter de “repasse” e não de construção do conhecimento. ” Falou sobre as empresas estrangeiras que atuam junto aos governos para distribuir suas apostilas. Segundo ele o capital está organizado para que os estudantes sejam somente formados para o capital, para que as empresas ganhem mais. Não há formação política nas escolas; há déficit das universidades, que estão com seus caixas no vermelho”, recordou.

Além de representantes do SINTOESTE (Sindicato dos servidores da UNIOESTE), da APP de Foz do Iguaçu (Sindicato dos professores estaduais) e do Sinditest-PR, estavam presentes servidores técnico-administrativos e professores da instituição.

Adriana Possan
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR