Comunicado sobre o cancelamento do Plano de Saúde do Sinditest-PR

No mês de junho, a empresa Campeã, anteriormente conhecida como Grupo Vital, emitiu uma notificação por meio de carta, comunicando a decisão da Unimed de encerrar o contrato do plano de saúde, que havia sido estabelecido em parceria com o Sinditest-PR. A data prevista para essa rescisão é 1º de outubro, com a última data de cobertura marcada para 30 de setembro.

Diante disso, a direção sindical, seguindo as orientações de nossa assessoria jurídica, tomou a decisão de ingressar com uma ação judicial coletiva contra a Unimed. Essa medida, aprovada em assembleia, foi necessária devido ao encerramento unilateral do contrato, sem que tenha havido um diálogo prévio com o nosso Sindicato.

Além disso, estamos iniciando ações individuais em nome daqueles que estão em tratamento contínuo ou que estão internados. Para ampliar a conscientização sobre essa situação, também estamos planejando realizar uma coletiva de imprensa.

Segundo informações da operadora, aqueles que têm interesse em adquirir um plano de saúde individual poderão fazer a migração, mantendo as carências já cumpridas. Contudo, essa opção deve ser exercida dentro de um prazo de 30 dias a partir da data do cancelamento, ou seja, até 31 de outubro.

Para discutir os próximos passos diante dessa situação em desenvolvimento, agendamos uma nova assembleia para a primeira semana de setembro. É de extrema importância que todos os filiados e filiadas compareçam a essa reunião.

Estamos explorando alternativas em colaboração com as universidades, parceiros e outros planos de saúde. Nosso objetivo é minimizar os impactos dessa decisão da melhor maneira possível.

Acompanhamos de perto todos os desdobramentos relacionados ao cancelamento do contrato e reiteramos o compromisso firme na defesa dos interesses dos associados e associadas.