CHC: Trabalhadores(as) do Almoxarifado lutam contra o corte no Adicional de Insalubridade em plena pandemia

Com objetivo de bloquear ameaça de corte no adicional de insalubridade em plena pandemia, hoje (31) pela manhã, trabalhadores e trabalhadoras do Almoxarifado do Complexo Hospital de Clínicas foram até a sala da Superintendência solicitar uma reunião de emergência. Tais cortes estão acontecendo de uma forma generalizada no CHC e já atingiram vários setores, com a Hotelaria e Informática. Participaram também do protesto, em solidariedade aos trabalhadores do Almoxarifado, servidores(as) de outros setores e vínculos.

Estudos preliminares elaborados pela Equipe Técnica do Sinditest apontam para uma aplicação equivocada, por parte do SOST, das orientações normativas que regem a saúde do trabalhador. No caso do Almoxarifado, as trabalhadoras e trabalhadores estão protegidos, inclusive, por um laudo construído pela CIPA, de 30 de outubro de 2020, não havendo justificativa alguma para o corte.

Para os(as) trabalhadores(as), o reitor precisa assumir sua parte na cogestão do hospital e não deixá-los abandonados nas mãos da empresa EBSERH, que aplica uma política de contenção de despesas, passando por cima da saúde dos trabalhadores em plena pandemia.

“Queremos trabalhar em paz, mas a toda hora temos que lutar para garantir nossos direitos mínimos”, reclama um trabalhador que não quis se identificar.

Durante a reunião, a Superintendência comprometeu-se em organizar, ainda esta semana, uma reunião entre a Equipe Técnica do Sinditest, o SOST e os trabalhadores e trabalhadoras do setor, para que todos os lados sejam ouvidos e para que a construção de um novo laudo, se necessário, aconteça de forma democrática e participativa.

Os(as) trabalhadores(as) do Almoxarifado do hospital continuarão mobilizados, e o Sinditest seguirá acompanhando de perto o desenrolar desse processo, organizando os demais trabalhadores cujo direito ao adicional também está sendo violado e exigindo da Reitoria que interfira nestes cortes e construa espaços de estudo, com participação do sindicato e dos trabalhadores, sobre a aplicação das normas regulamentadoras referentes à saúde do trabalhador, da trabalhadora, com objetivo de evitar tais injustiças.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR