Categoria elege Comissão Eleitoral do Sinditest-PR

Em assembleia geral presencial realizada na última sexta-feira (24), técnicas e técnicos administrativos em educação da base do Sinditest-PR elegeram por ampla maioria (2 abstenções e nenhum voto contrário), conforme previsão estatutária, os membros da Comissão Eleitoral que irá conduzir o próximo pleito para a direção colegiada da entidade. Compõem o grupo, formado por cinco pessoas entre representantes da base e trabalhadores de outras categorias, Gentil Vieira Couto, Coordenador Executivo do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria); Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo; Antônio Veridiano Açunção de Assis, Conselheiro Tutelar de Pinhais; Adriane Portello Vieira, TAE lotada na PROGRAD; Luciano Marcio de Andrade, TAE da Tecnológicas/UFPR e a enfermeira Etiene Bento dos Santos, militante do setor de saúde e do movimento feminista. “Vejo a importância desse processo eleitoral ser o mais legítimo, democrático, transparente e participativo e que a próxima chapa vencedora conduza o Sinditest-PR da melhor forma possível”, afirmou Gentil.

Após a homologação das chapas, um representante de cada coletivo será incorporado à Comissão na qualidade de observador. No entanto, apenas integrantes eleitos pela Assembleia Geral possuem direito à voto.

“Somos referência nacionalmente porque somos uma categoria organizada, nós temos um instrumento que é de luta, o nosso sindicato não arrega, tem na sua história, na sua construção, lutadores e lutadoras que se colocaram à frente para que conseguíssemos as conquistas que temos hoje”, afirmou a coordenadora Mariane Siqueira.

Ela completou: “teremos simultaneamente a eleição para as duas entidades que conduzem a nossa luta. A eleição para a Fasubra, no Congresso que ocorre em maio, cujos delegados e delegadas serão eleitos em abril e terão como missão deliberar sobre o nosso plano de lutas para os próximos três anos, e a eleição do nosso Sindicato”.

Seguindo o estatuto sindical, a Comissão eleita trabalha agora na elaboração do regimento do processo eleitoral do Sindicato. Em breve, os editais para o próximo pleito serão publicizados, dando início, oficialmente, ao período de campanha. A posse da próxima gestão deverá ocorrer até 2 de junho de 2023.