Ato reúne 50 mil contra a Reforma da Previdência

im70

A luta contra a Reforma da Previdência unificou diversas categorias e levou aproximadamente 50 mil trabalhadores(as) às ruas de Curitiba neste 15 de março, dia de paralisação geral. Além da participação dos(as) técnicos(as) administrativos(as) das universidades federais, base do Sinditest, servidores(as) públicos(as) municipais, servidores(as) estaduais da saúde, professores(as) das redes municipal e estadual, metalúrgicos(as), bancários(as), motoristas e cobradores(as) de ônibus, garis, metalúrgicos(as) e funcionários(as) do INSS se uniram no enfrentamento ao desmonte da aposentadoria.

Estudantes universitários(as) e secundaristas e membros de movimentos sociais também se somaram ao ato público que foi realizado pela manhã. Às 9 horas, já havia milhares de manifestantes reunidos(as) em concentração na praça Santos Andrade. Faixas, cartazes, baterias, camisetas e bonés reivindicavam a pauta que unifica toda a classe trabalhadora: aposentadoria fica, Temer sai!

Por volta de 11 horas, a marcha saiu pela Avenida Marechal Deodoro. No percurso, líderes dos sindicatos davam informações às pessoas que passavam e aos(as) trabalhadores(as) do comércio. Idade mínima de 65 anos, 49 anos de contribuição para obter o benefício integral, corte de 50% nas pensões por morte – as medidas de Temer vão prejudicar a todos e todas.

O ato subiu a Avenida Marechal Floriano, passou pela Praça Tiradentes e entrou na Avenida Cândido de Abreu em direção ao Centro Cívico. Da janela de um dos prédios, um casal de idosos mostrava solidariedade à causa, e comoveu os(as) manifestantes.

Além do “Fora Temer”, os(as) trabalhadores(as) gritavam “Fora Beto Richa” e Fora Greca”. O ajuste fiscal que está sendo imposto aos(as) trabalhadores(as) prejudica a população nas três instâncias de poder: municipal, estadual e federal.

Ao chegar ao Palácio Iguaçu, o ato ainda se estendeu até por volta das 13 horas. Novos dias de paralisação geral podem vir a ser convocados, até que a luta da classe trabalhadora ponha fim à Reforma da Previdência.

im71

Luisa Nucada,
Assessoria de Imprensa e Comunicação do Sinditest.