Ato formativo sobre precarização do trabalho reúne TAEs do IFPR e da UTFPR

A convite do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Curitiba participaram de uma atividade formativa na última terça-feira (28/5).

Na ocasião, a doutora em Sociologia Kelem Ghellere Rosso ministrou a palestra, discutindo a exploração dos trabalhadores de uma famosa rede paranaense de fast food e destacando diversas facetas das práticas capitalistas no Brasil, com base em sua pesquisa sobre o tema.

A discussão despertou grande interesse entre os participantes, que engajaram em perguntas e debates sobre as condições enfrentadas pelos jovens recrutados pelo restaurante. Os trabalhadores são submetidos a técnicas destinadas a extrair o máximo de mais-valia, que incluem a retirada de suas cidades natais e o controle sobre suas vidas cotidianas, entre outras práticas.

Além disso, a pesquisa de Kelem mostrou que essas práticas não são exclusivas do restaurante, mas são amplamente adotadas pela burguesia brasileira. Ela também destacou que essa classe rica é descendente da escravocracia de mais de um século atrás.

Os TAEs do IFPR e da UTFPR demonstraram um forte espírito de união e consciência sobre a necessidade de juntar forças e estabelecer ações unificadas, incluindo visitas simultâneas a assembleias e outros eventos de ambas as instituições. A greve continua mais forte do que nunca, reforçada pelos laços de solidariedade e força entre os TAEs.