Assembleia virtual da UTFPR discute Reforma Administrativa

Reforma administrativa, análise de conjuntura, eleição dos delegados de base. Estes foram apenas alguns dos temas discutidos pelos técnicos e técnicas que participaram da primeira assembleia virtual da UTFPR, realizada na manhã de ontem (10). “É muito importante nos organizarmos enquanto categoria, enquanto servidores públicos federais, principalmente diante de tantos ataques que a gente vem sofrendo”, afirmou Flávia Cordeiro, coordenadora do Sinditest. A fala foi endossada por Silmara Camargo, que também integra a direção: “mais do que nunca é o momento de nos fortalecemos e nos unirmos à luta pois os ataques estão cada vez mais contundentes”.
A reunião, que contou com a presença de vários integrantes da diretoria sindical, foi marcada pela participação ativa dos TAEs da instituição, que seguem mobilizados mesmo com as dificuldades impostas pelo teletrabalho e distanciamento social.
📌 Análise de Conjuntura
Primeiro ponto de pauta, a análise de conjuntura foi apresentada pelo técnico Carlos Pegurski e, posteriormente, debatida entre os participantes. “Vivemos um período sem precedentes no que se refere aos direitos democráticos, ao ataque à democracia, aos trabalhadores. A mudança que nós estamos vivendo agora é brutal, não só pelo aspecto sanitário, mas pelo aspecto social que está envolvido”, afirmou.
Na sequência, Carlos completa: “Temos visto uma guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, temos vivido uma precarização do trabalho muito intensa – a pandemia potencializou essa dinâmica do emprego sem nenhum tipo de seguridade. Na América Latina estamos passando por um processo de quebra de institucionalidade; no Brasil a situação é gravíssima, com rachadinha, loja de chocolate, lavagem de dinheiro, milícia…”
“O governo vem com mais força política para aplicar a reforma administrativa – o auxílio emergencial foi suficiente para estabilizar o governo Bolsonaro, que hoje goza de uma aprovação um pouco maior. Nós do funcionalismo somos a bola da vez”, pontuou Pegurski.
📌 Reforma Administrativa
Assunto de extrema importância para todo o conjunto do funcionalismo, o tema Reforma Administrativa foi abordado pela assembleia. De acordo com o técnico Belmiro Marcos Beloni, que apresentou o ponto, o projeto de lei é grave e deve ser motivo de preocupação.
“O Executivo assume um tom fiscalista nessa proposta, ele induz a população a acreditar que está economizando em contas públicas. Infelizmente, temos isso bastante consolidado, nunca se viu um antagonismo tão grande ao servidor público perante a opinião pública. Nós somos vistos só como gasto e não como investimento, não como atendimento de prerrogativas que o Estado tem que garantir para a população”, explicou.
“Temos um ambiente complicado e temos que fazer a ilustração para a população do que realmente acontece, que grande parte dos servidores são mulheres, que mantém as suas casas e que ganham menos que três mil reais”, ressaltou.
📌Organização por Local de Trabalho
A coordenadora de Organização por Local de Trabalho (OLT) Elis Ribas participou do encontro para ressaltar a importância dos delegados e delegadas de base. Nas próximas semanas, o Sindicato iniciará a rodada de assembleias para eleição destes representantes. “Os delegados e delegadas são os braços e pernas do Sindicato nos locais de trabalho. Eles(as) são essenciais não apenas para trazerem os problemas até a direção sindical, mas principalmente para a proposta de soluções”, lembrou Elis.
📅 O Sinditest em breve divulgará o calendário referente a este processo. Contamos com a participação de todos os técnicos e técnicas. Juntos vamos construir uma gestão sindical ainda mais plural e próxima do trabalhador!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR