Assembleia prorroga prazo para prestação de contas 2014 devido sumiço do contador

No dia 31 de março foi realizada Assembleia Geral do SINDITEST para apresentação da prestação de contas de 2014. A Assembleia foi realizada na Sede Social do sindicato, pois a EBSERH/HC está negando aos trabalhadores o direito de realizar assembleias dentro do hospital e não havia salas ou auditórios disponíveis no Edifício Dom Pedro I (UFPR).

Nesta assembleia foi aprovada a prorrogação por mais 60 dias do prazo para a apresentação final da prestação de contas pelo Conselho Fiscal. A prorrogação foi motivada pelo fato de que o antigo contador do SINDITEST, o senhor Ewerton Teixeira, simplesmente desapareceu há cerca de dois meses, levando consigo todos os documentos relativos à contabilidade de 2014 (e de outros anos).

Sindicato aciona polícia para encontrar os documentos em posse do contador

Depois de receber várias notificações do sindicato e deixá-las sem resposta (além de inúmeros telefonemas), estando supostamente residindo em São Paulo, o senhor Eweton Teixeira passou a colaborar com o PT e com o PCdoB, entregando documentos do sindicato para a assim chamada “oposição”. Esse fato foi registrado pelos próprios governistas em vídeo e em notas publicadas no blog de intrigas e campanhas difamatórias comandado por Paulo Adolfo Nitche (Dodô), do PCdoB.

O sindicato registrou essas provas em cartório e entrou com representação pela cassação do registro do senhor Ewerton no conselho de Contabilidade do Paraná, por quebra de sigilo profissional entre outras infrações, e acionou a Polícia Civil com denúncia de furto de documentos e apropriação indébita.

Quando estava quase saindo a ordem judicial para busca e apreensão dos documentos, no dia 30 de março, o senhor Ewerton, depois de dois meses de desaparecimento, finalmente respondeu um e-mail do sindicato avisando que os documentos estavam na casa da sua sogra. O sindicato foi até lá e recuperou parte da documentação, mas já não havia meios de o Conselho Fiscal trabalhar e apresentar a prestação de contas dentro do prazo. Essa ação tinha o claro objetivo de fazer o Conselho Fiscal perder o prazo definido no estatuto.

O contrato com o senhor Ewerton Teixeira foi encerrado no final de 2014, seguindo recomendação da Auditoria interna realizada em 2013. Na ocasião, Ewerton Teixeira se comprometeu a encerrar a contabilidade de 2014, já que o novo escritório de contabilidade não poderia assumir tal responsabilidade. Além de desaparecer com os documentos e colaborar com os agentes do governo, o senhor Ewerton não cumpriu com sua obrigação. Esse é o motivo pelo qual foi necessário prorrogar o prazo da apresentação formal da prestação de contas pelo Conselho Fiscal.

Finalizando a publicação dos dados de 2014

Apesar de tudo, na última edição do Jornal do Sinditest publicamos a prestação de contas de janeiro a novembro de 2014. Faltava apenas divulgar os dados de dezembro e as informações referentes ao Fundo de Caixa dos meses de novembro e dezembro. Confira AQUI.