Assembleia geral lotada fortalece enfrentamento à PEC 55

om56

Após o avanço da ofensiva contra a mobilização da classe trabalhadora – com a aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao corte de ponto de grevistas do serviço público e a judicialização da greve da FUNPAR/HC – os trabalhadores e trabalhadoras da base do Sinditest mostraram que não vão se amedrontar diante das ameaças do Estado e da direita.

Mais de 300 técnicos e técnicas se reuniram em assembleia geral realizada na manhã de terça-feira (1º), no pátio da Reitoria da UFPR, e aprovaram a continuidade da Greve contra a PEC 55 – antes PEC 241, quando tramitava na Câmara dos Deputados – por tempo indeterminado.

Também foi aprovada uma ação de negociação com as reitorias das universidades para que o ponto não seja cortado, ou para que, ao menos, o Sindicato seja notificado antes da realização do desconto. Nesta negociação, será cobrado que os conselhos universitários emitam posições oficiais de apoio ao movimento paredista e de repúdio à decisão do STF.

Apoio à resistência

Com o crescimento da mobilização de estudantes, trabalhadores(as) e movimentos sociais, também cresce a violência da direita fascista e reacionária. Na assembleia, a base aprovou moções de apoio às ocupações de secundaristas – que tem sido vandalizadas por milicianos do Movimento Brasil Livre (MBL), instigados pelo governador Beto Richa – e aos(as) técnicos(as) em greve da UTFPR de Campo Mourão, que na manhã de terça-feira (1º) se depararam com faixas e cartazes de greve vandalizados.

Corte de ponto e judicialização da FUNPAR/HC

A equipe jurídica do Sinditest fez uma fala durante a assembleia para tranquilizar a base quanto à segurança da continuidade da greve. O advogado Adilson Korchak falou sobre a questão da judicialização da paralisação da FUNPAR. A defesa da greve foi realizada em audiência na última sexta-feira (28), e, na ocasião, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que 50% dos(as) trabalhadores(as) de cada setor se mantenham em atividade durante a paralisação, com exceção do Banco de Sangue, que deverá funcionar em sua integralidade.

Portanto, a greve da FUNPAR/HC continua legal, e os trabalhadores podem, sim, permanecer na luta, desde que o percentual de 50% seja respeitado.

Quanto à decisão do STF favorável ao corte de ponto de servidores(as) em greve, o advogado Ramon Bentivenha deixou claro que a medida ainda não foi publicada, portanto, não pode ser aplicada. Após publicação em Acórdão do STF, ainda cabe recurso. Servidores(as) da UFPR, UNILA e UTFPR podem permanecer em greve com a certeza de que, por ora, os dias parados não serão descontados. O advogado Adilson reforçou que não existe possibilidade de desconto retroativo.

Fundo de Greve

Foi aprovado, também por ampla maioria, o fundo de greve para custeio das diversas atividades durante a paralisação. Enquanto o movimento paredista durar, será descontado, além do 1% referente à contribuição dos(as) filiados(as), mais 1% sobre o salário-base dos(as) trabalhadores(as) RJU e 0,5% dos(as) trabalhadores FUNPAR/HC.

Na assembleia, funparianos(as) defenderam que o desconto fosse de 0,5% devido aos salários menores e à fragilidade da categoria, que, por ser celetista, não tem estabilidade.

Comando Nacional de Greve

Mais dois membros foram aprovados para integrar o Comando Nacional de Greve: Michele Luvison, da UTFPR Apucarana, e Bernardo Pilotto, do HC. Os outros quatro membros, aprovados na assembleia da última quarta-feira (26), são: Maurício de Souza, da UFPR Litoral, Roy Eddie Marguardt Filho, da UNILA, Eliana Mendes da Silva de Souza, de Curitiba, e Osmar Pereira Gomes Filho, da UTFPR Campo Mourão.

Luisa Nucada,
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.

1. 855834 955367Outstanding weblog here! Also your site loads up extremely fast! What host are you employing? Can I get your affiliate link to your host? I wish my site loaded up as quickly as yours lol xrumer 193020

2. 533662 920250Excellent weblog here! Also your web site loads up very quickly! What host are you utilizing? Can I get your affiliate link to your host? I wish my website loaded up as quickly as yours lol xrumer 245221