Assembleia Geral elege delegados para Plenária da Fasubra, Comissão para IN 65 e aprova Campanha pela democratização do CHC

Em assembleia geral realizada ontem (01) trabalhadores e trabalhadoras da base do Sinditest debateram assuntos urgentes para a categoria, como a Campanha pela Democratização do Complexo do Hospital de Clínicas e a eleição dos delegados e delegadas para a Plenária da Fasubra. Na oportunidade, também foram escolhidos os integrantes do Grupo de Trabalho que irá discutir a IN 65, referente ao Teletrabalho. A assessoria jurídica do Sindicato apresentou ainda a atualização dos principais informes relacionados às ações judicializadas pela entidade.

Confira o resumo a seguir:

Campanha pela democratização do CHC

Apresentado pelo coordenador sindical Evandro Castagna, o primeiro ponto de pauta tratou de uma demanda antiga dos técnicos e técnicas lotados no Hospital de Clínicas: a participação ativa da categoria na escolha das chefias da instituição. “Estamos discutindo a democratização no CHC diante de um governo neoliberal com características autoritárias, de muitos ataques aos servidores e serviços públicos, à CLT e à Previdência Social. Uma conjuntura de privatizações e terceirizações que avança em todas as esferas e que se reflete nos locais de trabalho em assédio moral, adoecimentos e precarização das condições de trabalho”, contextualizou Castagna.

Aprovada por unanimidade, a proposta apresentada pela diretoria é composta por três eixos, os quais são: retomada da eleição da Chefia da Divisão da Enfermagem, uma conquista da categoria; participação dos trabalhadores e trabalhadoras na escolha das gerências (chefias) das unidades, uma promessa de campanha do então reitor e; colocar em perspectiva, junto à Reitoria, a possibilidade de construção de consulta interna para escolha da superintendência do CHC.

Com a aprovação dos pontos citados acima, o Sindicato prepara agora uma carta direcionada ao Reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo. O objetivo do documento é abrir diálogo sobre a democratização do CHC. “Precisamos construir uma cultura democrática no Complexo do Hospital de Clínicas. Democratizar o CHC é possibilitar aos técnicos um ambiente de trabalho muito mais saudável, com menos assédio moral, que tanto tem adoecido os nossos colegas”, finalizou o coordenador.

Eleição dos delegados e delegadas para Plenária da Fasubra (11 e 12/12)

Durante a assembleia, os participantes elegeram ainda a chapa que irá representar a categoria na próxima Plenária da Fasubra, que será realizada virtualmente nos dias 11 e 12 de dezembro. Inscrita pela técnica Melissa Vicentini, o grupo eleito tem direito à nomeação de quatro delegados e delegadas, que se somam ao representante indicado pela direção do Sindicato.

O coletivo de trabalhadores aprovou também a defesa do adiamento do XXIV CONFASUBRA e a prorrogação do mandato da Direção e do Conselho Fiscal da federação. “Precisamos propor isso em plenária para podermos manter as questões legais da Fasubra. Esperamos que haja consenso para resolvermos essa questão administrativa-legal da melhor forma possível visto que não será possível a realização de um congresso presencial enquanto não tivermos condições mínimas de saúde”, afirmou Vânia Gonçalves, da direção Nacional da entidade.

Grupo de Trabalho IN 65 – Teletrabalho

Outro ponto de pauta, a constituição de um grupo de trabalho sobre a IN 65 foi encaminhada pelos técnicos e técnicas da base. O GT, composto por 12 integrantes, terá como compromisso a discussão sobre o teletrabalho e a elaboração de uma proposta que contemple as reivindicações da categoria para ser apresentada às gestões da UFPR, UTFPR e UNILA.

Conforme o deliberado pela assembleia, integram a Comissão os(as) técnicos(as): Marcello Locatelli (SETOR DE SAÚDE UFPR – SINDITEST-PR); Evandro Castagna (HC UFPR – SINDITEST-PR); Rafael Mello (AGTIC UFPR – SINDITEST-PR); Danillo Ramos (CIS/PROGEPE UFPR); Rodrigo (CIS UTFPR CURITIBA); Guilherme Ruthes (DEPTº DE EDUCACAO UTFPR CURITIBA – SINDITEST-PR); Ellen Daiane (PRAE UFPR); Warner Lucas (UNILA – SINDITEST-PR); Olivir Freitas (EDITORA – UFPR); Rosana Silva (HC UFPR – SINDITEST-PR); Flávia Cordeiro (DEPTº DE EDUCACAO UTFPR GUARAPUAVA– SINDITEST-PR) e Eliane Felisbino (PROGRAD UFPR).

Informe Jurídico

Por fim, o advogado Christian Marcello Mañas, da assessoria do Sindicato, apresentou os informes jurídicos. Sobre o pagamento do adicional de insalubridade aos TAEs do CHC, explicou: “Ajuizamos duas ações coletivas e nessas ações juntamos um importante parecer técnico produzido pela Engenheira de Segurança do Trabalho que analisou os efeitos da exposição ocupacional ao agente biológico nocivo. Uma ação foi ajuizada na Justiça do Trabalho tendo como réus a EBSERH e a UFPR. A outra corre na Justiça Federal e é relativa aos servidores do regime RJU”.

De acordo com Manãs, além dessas duas ações, o Jurídico está bastante atento a outras demandas, tais como desvios de função, questões sobre diferenças salariais e também relativas ao pagamento do adicional de insalubridade em outras instituições.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR