Assembleia Geral do Sinditest-PR aprova mobilização coletiva para o dia 10 de dezembro

Os TAEs se reuniram nesta quarta-feira (27) para mais uma Assembleia Geral do Sinditest-PR, que foi realizada no prédio D. Pedro I da UFPR.  Entre os pontos de pauta estavam o Decreto 9.991/2019, que restringiu o afastamento para capacitação profissional, as 30 horas na UFPR – com desdobramentos para a UTFPR e a Unila – e o recesso de fim de ano.

Como encaminhamento, a categoria decidiu construir uma mobilização coletiva no dia 10 de dezembro para conversar com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, sobre as pautas e reivindicações abordadas na assembleia.

Conforme deliberação da assembleia, será realizada uma reunião em 4 de dezembro, às 9h, na sede do Sinditest-PR, com participação da direção do sindicato, dos conselheiros TAE’s no Coun, dos membros da CIS e demais membros da categoria que queiram contribuir com o debate, para discutir e elaborar as propostas que serão levadas ao reitor sobre cada um dos temas propostos. Todos estão convidados.

Assembleia Geral do SInditest-PR aprova mobilização coletiva para o dia 10 de dezembro

Os TAEs decidiram construir uma grande mobilização no dia 10 de dezembro para conversar com a Reitoria da UFPR sobre as pautas da categoria, entre elas o Decreto 9.991/2019, a jornada de 30 horas e o recesso de fim de ano. Confira como foi o debate:

Posted by Sinditest-PR on Thursday, November 28, 2019

Temas

O primeiro ponto de pauta foi o Decreto 9.991/2019, do governo Bolsonaro, que criou uma série de impedimentos ao afastamento dos servidores técnico-administrativos para capacitação profissional e acadêmica, como mestrado e doutorado.

Os TAEs debateram de que maneira cada instituição está aderindo às novas regras. Em alguns casos, como o da Unila, a universidade impôs normas mais restritas e, às vezes, imprecisas do que as previstas no decreto do governo Bolsonaro, ferindo frontalmente o direito dos servidores à qualificação.

Com relação à flexibilização da jornada dos TAEs para 30 horas, pauta transversal para a UFPR, UTFPR e Unila, a assembleia debateu as medidas restritivas das instituições para suprimir a concessão desse direito. Para se ter uma ideia, na UFPR,  70% dos servidores cumpriam jornada de 30 horas em 2016, taxa que despencou para cerca de 7% em 2019.

Outro ponto de discussão na assembleia foi a Instrução Normativa 02/2018, que trata das atividades dos servidores fora do local de trabalho. Técnicas e técnicos debateram as tentativas de intimidação aos servidores por parte das instituições.

“As chefias e a universidade tentam punir os servidores ou evitar que eles se mobilizem ao dizer que vão descontar o salário ou cortar o ponto da pessoa caso ela participe de atividades sindicais. A gente tem uma instrução normativa que diz que não é assim, que temos que compensar as horas”, lembrou o diretor do Sinditest-PR Olivir Freitas.

Ao final da assembleia, os servidores manifestaram seu apoio aos trabalhadores da Funpar e aprovaram a criação de uma campanha de solidariedade a eles, com a confecção de camisetas e adesivos.

Além dos pontos levantados pela assembleia, a debate com a reitoria no dia 10 de novembro também abordará o recesso de fim de ano.

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, definiu que o recesso compreenderá os períodos de 23 a 27 de dezembro de 2019 e de 30 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020, determinação acatada pela UFPR sem o devido diálogo com os servidores.

“Essa decisão ignora o princípio da economicidade ao autorizar que a instituição permaneça funcionando sem necessidade, já que não haverá atividades na UFPR”, afirmou Olivir.

Nos próximos dias, o Sinditest-PR divulgará mais informações sobre a mobilização do dia 10. Fique atento!

Nova Assembleia Geral vai debater reajuste da Unimed

Os TAEs estão convocados para uma nova Assembleia Geral da categoria que irá debater a proposta de reajuste nos valores do plano de saúde da Unimed. Não deixe de comparecer!

O encontro será na sexta-feira (29), às 14h30, no anfiteatro 1100 do prédio D. Pedro I, na Reitoria da UFPR.

Fonte: Sinditest-PR