Assembleia do Sinditest elege delegados(as) à Plenária da Fasubra e decide por adesão ao Calendário Nacional de Lutas

Técnicas e técnicos da base do Sinditest participaram, na última terça-feira, dia 09, da primeira assembleia geral da categoria de 2021. A reunião virtual teve como pauta a análise de conjuntura, a eleição de delegados e delegadas de base para a próxima plenária da Fasubra, que será realizada de 11 a 13 de março, além de informes do jurídico e sobre o retorno ao trabalho presencial. Os participantes deliberaram ainda pela adesão do Sindicato ao calendário nacional de lutas organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Vacina já para todos e todas, auxílio emergencial de R$600 enquanto durar a pandemia e defesa dos empregos são algumas das bandeiras desta agenda unificada, que se posiciona também contra a aprovação da Reforma Administrativa e os ataques aos serviços e servidores públicos da PEC Emergencial.

“Nós vivemos uma crise humanitária e uma crise sanitária, que é agravada com as crises econômica, social e política, que afetam toda a população. Ao afetarem a população, é fundamental identificarmos os pontos que precisamos defender enquanto servidores. Pontos que nos conectam ao outro, à população. O governo quer colocar a culpa da crise do país no funcionalismo, inclusive usando os servidores como moeda de troca para o auxílio emergencial”, afirmou o coordenador sindical Marcello Locatelli.

“Já passamos de 260 mil mortes, estamos atrás apenas dos Estados Unidos. Proporcionalmente o Brasil é o país que mais tem matado pessoas na pandemia. O país inteiro está um caos e o sistema de saúde está sobrecarregado, os trabalhadores da saúde estão sentindo o impacto dessa pandemia, com muitas pessoas morrendo nas filas. É muito desumano o que está acontecendo e o que gente vê é uma falta de política nacional coordenada. A política nacional incentiva que a pandemia se alastre e afete mais pessoas”, ressaltou Locatelli durante o ponto sobre conjuntura.

Delegados de base Fasubra

Durante a assembleia, foram submetidas à votação as duas chapas que se inscreveram para representar a base do Sinditest na próxima Plenária da Fasubra, onde será construído um calendário de lutas contra a Reforma Administrativa. A Plenária será realizada de forma online nos dias 11, 12 e 13 de março. Duas chapas disputaram as vagas de seis delegados (as), sendo que a chapa 1 com dois e a chapa 2 com quatro delegados.

Jurídico

O advogado Christian Mañas, que integra a equipe jurídica do Sindicato, explicou aos filiados e filiadas presentes que assessoria tem realizado plantões e atendimentos individuais de modo remoto para todas as bases e, quando necessário, atendimento presencial para categoria, além do suporte contínuo para a diretoria. “O jurídico junto com o Sindicato conseguiu catalogar todas as ações coletivas que tramitam na Justiça em nome da entidade, permitindo atualizar o andamento das ações para todos os trabalhadores interessados que entram em contato com a gente”, informou.

Segundo o advogado, no ano passado, o Sinditest ajuizou duas ações a respeito do pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo a todos os trabalhadores que atuam de forma presencial no CHC enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia. Uma das ações foi ajuizada na Justiça do Trabalho e tem como réus a EBSERH e a UFPR, que já juntaram defesa. “O sindicato também já se manifestou, e agora aguardamos despacho do juiz a respeito de pedido de prova pericial que nós fizemos”, explicou Mañas.

Outra ação, que corre na Justiça Federal, tem como réu a UFPR. “Num despacho de fevereiro a juíza entendeu que os documentos que já fazem parte do processo são suficientes para o convencimento dela, e em breve ela informou que vai proferir a sentença”.

Além dessas duas ações, o Sindicato ajuizou ações coletivas em que se discute a suspensão dos pagamentos dos adicionais em razão da pandemia e que aguardam sentença. O corpo jurídico da entidade tem também atendido outras demandas da categoria, como casos de insalubridade de alguns grupos muito específicos em diversos campi, alguns casos de desvio de função, atendimentos de aposentadoria especial, servidores e trabalhadores da EBSERH que têm tido desconto no contracheque, e recentemente atendimentos sobre descontos no auxílio alimentação.

Retorno do Calendário Acadêmico

Último assunto discutido, o retorno do calendário acadêmico tem causado polêmica em todas as instituições. “A UFPR já está discutindo o retorno do calendário acadêmico. Os representantes técnicos que estiveram na reunião com a Prograd afirmam que o retorno do calendário não está ligado ao retorno das atividades presenciais. As aulas estão ocorrendo de forma remota e nós técnicas estamos fazendo trabalho remoto e alguns de nós já estão comparecendo nos setores em escalas, nos que estão sendo executadas atividades de pesquisa. O retorno do calendário acadêmico não implica no retorno dos técnicos as atividades presenciais”, ressaltou a coordenadora Elis Regina Ribas.

Na UTFPR, segundo a delegada de base Izabel Gogone, os cargos de gestão estão se revezando para estarem no campus, assim como os técnicos de laboratório, que estão em rodízio para o atendimento de emergência.

O Sinditest acompanha de perto esta questão e se coloca à disposição da base para eventual suporte sobre esse tema.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR