Assembleia da UNILA discute Reforma Administrativa e delibera pela participação dos TAEs em ato convocado pelo FONASEFE

Em assembleia virtual realizada na última terça-feira (22), técnicos e técnicas da UNILA puderam se informar e esclarecer dúvidas sobre a Reforma Administrativa. A proposta de desmonte encabeçada pelo governo Bolsonaro foi explicada pelo pesquisador do IBEPS Cacau Pereira. “Esta reforma é talvez a maior mudança estrutural no serviço público e na relação do Estado com os seus servidores na história recente brasileira”, afirmou.
De acordo com Pereira, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 é prejudicial não apenas para os servidores, mas também para todos os usuários de serviços públicos, como a saúde e a educação, por exemplo. “Vamos ter a extinção de uma série de direitos dos atuais servidores e que, também serão proibidos para os futuros servidores. Vamos ter mudanças no estágio probatório, a estabilidade praticamente deixa de existir, assim como o pagamento de parcelas indenizatórias, o adicional de substituição do não-efetivo, e na estrutura de carreira ora existente. Essa reforma prevê ainda a possibilidade de uma cessão amplíssima de equipamentos públicos para convênio – ou seja, faz a cessão para que o patrimônio público seja gerido por uma entidade privada”, explicou.
A pauta da assembleia contemplou ainda diversos outros assuntos, conforme veremos a seguir.
📌 Resposta da Reitoria aos ofícios do Sinditest-PR e GT Teletrabalho/Progepe
Uma comissão foi constituída para a análise das respostas da Reitoria aos últimos ofícios enviados pelo Sinditest. Para os TAEs da entidade o documento ainda não contempla uma decisão satisfatória para a categoria. Foi escolhido também um representante para representar a categoria no GT da Progepe que irá discutir o teletrabalho.
📌 Eleições da CIS-PCCTAE
Silmara Camargo, coordenadora da CIS/UTFPR Pato Branco e integrante da atual direção do Sinditest apresentou o ponto de pauta sobre as eleições da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos TAE (CIS). Além de compartilhar a sua experiência no cargo, ela reiterou a importância da participação dos técnicos e técnicos da UNILA nesta comissão, que tem por intuito acompanhar a implantação do Plano de Carreira em todas as suas etapas. “A CIS tem papel fundamental dentro da Universidade. Cabe aos seus membros, por exemplo, receber denúncias de assédio moral e encaminhá-las para a busca por uma solução. Precisamos exercer o nosso direito e nos colocarmos à disposição para assumirmos essa tarefa que tem impacto profundo na carreira dos técnicos”, afirmou. A fala foi endossada pelo servidor Ricardo Gasparotto, atual representante da CIS na UNILA.
Foi deliberado que na próxima assembleia será eleita a comissão eleitoral que, dentre outras atribuições, estabelecerá o calendário das eleições, que deverá ocorrer ainda neste ano.
📌 Ato Nacional em Defesa dos Serviços Públicos/ FONASEFE
Os participantes da assembleia deliberaram ainda pela participação da categoria no Ato Nacional em Defesa dos Serviços Públicos convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) para o dia 30 de setembro. Os técnicos e técnicas da UNILA articulam agora os detalhes da mobilização, que visa sensibilizar a sociedade acerca da Reforma Administrativa que, se aprovada, vai precarizar ainda mais os serviços públicos. Ficou aprovado que as ações ocorrerão majoritariamente de modo virtual e que as ações presenciais devam ocorrer de modo seguro com vistas aos riscos de contaminação do coronavírus.
O Ato, em Foz do Iguaçu, está sendo organizado pela Unidade Sindical em articulação com o Fórum Estadual em Defesa dos Serviços Públicos, cuja programação será divulgada em breve. Este ponto ainda contou com a participação especial de Toninho Alves, coordenador geral da Fasubra, que apresentou os informes da Federação sobre os protestos contra PEC.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR