Assembleia aprova reajuste de 5% no plano de saúde Unimed

Filiados e filiadas da base do Sinditest aprovaram por unanimidade ontem, dia 26, em assembleia, o reajuste de 5% no plano de saúde Unimed oferecido pela entidade. O aumento, válido a partir do próximo mês, é referente aos planos Novo e Flex e não incide sobre a coparticipação, que permanece a mesma.

O valor do acréscimo, que inicialmente seria de 7,35% de acordo com a proposta apresentada pela administradora do convênio, foi diminuído devido às negociações estabelecidas pela direção sindical em parceria com uma comissão formada pelas usuárias Glaci Schluga, Neide Brum e Neusa Cordeiro Mendes, também eleitas pelo coletivo de trabalhadores. As demais contrapropostas enviadas ao Grupo Vital – redução na coparticipação de 50% para 30% para ambos os planos; além da possibilidade de retorno para os filiados e filiadas que cancelaram o plano Flex, foram rejeitadas pela empresa.

“Após as discussões realizadas na primeira assembleia, aprovamos uma contraproposta de 4% de reajuste, que foi enviada imediatamente para análise do plano por meio de ofício. Na terça-feira eles nos retornaram, sugerindo um aumento de 6%. Fizemos uma reunião da comissão no dia seguinte, discutimos as planilhas de sinistralidade e o relatório gerencial enviado e chegamos à conclusão de que faríamos uma nova contraproposta, de 5%, que foi aprovada pelo plano”, explicou Máximo Colares, coordenador de Administração e Finanças do Sindicato.

“Fico muito feliz com esse resultado. Não estávamos esperando que a Unimed aceitasse. As negociações com a administradora do plano são muito difíceis, eles não costumam ceder em nada. Portanto, este valor, não deixa de ser uma vitória”, afirmou Neide Brum, integrante da Comissão.

“A Unimed visa o lucro, não podemos ter a ilusão de que ela está preocupada com a saúde dos usuários. Nós do Sinditest temos como princípio a defesa do SUS. No entanto, sabemos que o Sistema Único de Saúde não contempla as demandas de toda a população. Lutamos para que a saúde pública garanta na integralidade a saúde da população, oferecendo serviços de qualidade. Enquanto isso ainda não é uma realidade, buscamos apresentar as melhores opções para os nossos filiados e filiadas, tentando sempre, através das negociações, diminuir o máximo possível do valor das tarifas”, reforça Max.

Como alternativa, o Sindicato estuda a possibilidade de convênio odontológico com a Dental Uni e de plano de saúde com a operadora Clinipam. A entidade defende ainda o avanço nas negociações para que o convênio de plano de saúde seja proporcionado também pela UFPR, assim como já acontece na UTFPR.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR