Aposentados(as) se reúnem para discutir Bolsa Sênior

Uma reunião para discutir o pagamento dos 25 dias de trabalho que os(as) ex-bolsistas seniores não receberam foi realizada na manhã desta quinta-feira (8), na sede administrativa do Sinditest. Os(as) advogados(as) do Sindicato Gabriela Caramuru e Adilson Korchak explicaram que procuradores da Universidade solicitaram que o Tribunal de Contas da União (TCU) determine com que verba esses dias trabalhados serão pagos.

Como a UFPR mostrou iniciativa para solucionar a questão, o Sinditest aguardará a decisão do TCU. Caso o pagamento não saia, o Sindicato entrará com uma ação exigindo os 25 dias não pagos.

“A fonte da verba que pagava as bolsas era irregular, então o TCU determinou que elas fossem cortadas. A Reitoria estava achando que conseguiria reverter a situação e manter as bolsas, mas não conseguiu. Diante disso, os procuradores da Universidade acabaram de fazer um embargo declaratório, que é pedir que o TCU responda de onde sairá a verba para pagar esses 25 dias”, esclareceu Gabriela.

Os(as) ex-bolsistas mostraram sua indignação com o corte repentino da bolsa, do qual sequer foram avisados(as). Muitos(as) ficaram sabendo pelos jornais, outros(as) apenas receberam um telefonema comunicando que a partir daquele dia não precisavam ir trabalhar mais, pois a bolsa tinha sido cortada.

Luisa Nucada,
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.