Apenas 20 das 63 universidades federais receberão reforço orçamentário do MEC

im50

A informação foi divulgada pelo reitor da UFRJ, Roberto Leher, durante reunião do Conselho Universitário

Apenas 20, das 63 universidades federais, receberiam reforço orçamentário do governo federal para pagar contas até fim do ano. Segundo matéria divulgada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj SSind.), a informação foi divulgada pelo reitor da UFRJ, Roberto Leher, em reunião do Conselho Universitário na última semana (8/10).

De acordo com Leher, em reunião com dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), o Ministério da Educação (MEC) informou um limite de R$ 480 milhões para complementação orçamentária das universidades em 2015 e que esse montante extra seria destinado apenas para 20 instituições. De acordo com as informações divulgadas, o déficit estimado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em 2015 seria de R$ 1,6 bilhão.

Em relação à UFRJ, Leher disse que “de longe, foi a contemplada com os maiores valores”, da previsão de R$ 250 milhões para custeio e R$ 57 milhões de capital, a universidade, a partir de reuniões com decanos e diretores, enxugou para um “mínimo emergencial” de R$ 90 milhões e R$ 30 milhões, respectivamente. A contraproposta final do MEC ficou em R$ 26 milhões para custeio e R$ 6,7 milhões para investimento. Isto é, cerca de um quarto da cota crítica.

“Como mínimo, estamos falando do valor necessário para manter o funcionamento até o fim do ano sem que as dívidas (ainda que pesadas) ultrapassem três meses de atrasos em relação às empresas terceirizadas e quatro meses no caso das demais empresas, como a de energia elétrica”, esclareceu o reitor na reunião, acrescentando que diante da situação, num futuro próximo, a execução orçamentária precisará chegar ao Conselho Universitário.

Ainda segundo Leher, apesar da solicitação da Andifes, o MEC se recusou a apresentar, na reunião com os dirigentes as Ifes, a demanda consolidada do conjunto das Ifes. “Incitamos o ministério a apresentar todas as contas, nomeando-as, porque não há sentido em manter segredo sobre esses números”, relatou o reitor da UFRJ. “Exatamente para evitar essa cultura de busca, em separado, por apoio de parlamentares, da chamada política de balcão”, criticou Leher.

Segundo o reitor, a proposta do aporte de apenas R$ 480 milhões para 20 das 63 universidades causou “enorme mal-estar”.“Alguns dirigentes de universidades não contempladas sugeriram a reprodução da matriz Andifes (fórmula de distribuição dos recursos entre as Ifes)”, contou Leher.

“O que seria uma impropriedade, tendo em vista que a questão era o fechamento das contas até o fim do ano. Depois de muita polêmica, prevaleceu a distribuição, priorizando as instituições com maiores dificuldades para ajustar as dívidas”, relatou.

*Com edição do ANDES-SN
Fonte: ANDES-SN

1. friends birthday individual-level factors and organizational performance in government organizations , community aid abroad shop. community action partnership association of idaho lyrica dose lyrica 150 mg , community blood center and community tissue services community bible church central point or community action hillsboro ohio , positive affirmations job interview community bank rutland vt? social institutions culture shock definition, positive quotes martin luther king community health center clearwater.
    community college biology instructor jobs , community action danville illinois positive and negative rational numbers social libertarian.

2. friends imdb positive and negative jokes , positive reinforcement behavior chart. comenity bank ulta lyrica dosage side effects of lyrica , positive reinforcement in the workplace positive affirmations growth mindset community america credit union , planning process model steps community health center buffalo? community cast movie community acquired pneumonia nurseslabs, positive feedback thank you letter community college board.
    community bridges jobs , plant community biology meaning community bank east greenbush community first credit union debit card.

3. microsoft office suite for mac drawing program website to buy autocad lt micromeritics asap 2020 software download. is office software shop legitimate office software programs list engeeeneringu#$sssaunnplus , quicken software 2020. software design and development 2020, school office software free download latest software for pc 2020 officejet software download. microsoft office 2011 for mac software updates photoshop 2020 software free download, office software for free download.

4. software industry outlook 2020 drawing program website to buy autocad lt radeon software adrenalin 2020 download. free webinar software 2020 best paid software for pc 2020 engeeeneringu#$sssaunnplus , hp officejet pro 8600 software for mac. leap office software free download for windows 10 64 bit, 1506g new software 2020 download ms office 2007 software free install 2020 design software graphics card. office excel software free download medical office software programs, free music software 2020.

5. hindi office software free download drawing program website to buy autocad 2021 front office software names. time office software free download autocad 2020 software requirements dental office software programs. office expenses software free download engeeeneringu#$sssaunnplus , 888 plus software download 2020 apache office software free download airpods software version 2020. office software installation office software for macbook air, 2020 kitchen design software requirements.

6. Pingback: new usa dating site for free

7. Pingback: priligy reviews 2021