Andifes divulga ofício sobre o corte de ponto

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou, nesta segunda-feira (5), um ofício relativo à mensagem nº 557862 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), que orienta a realizar o corte de ponto dos(as) servidores(as) públicos(as) em greve.

No ofício, a Andifes informa a impossibilidade de atendimento ao que o MP solicita. A Associação também lembrou que as universidades podem firmar acordos de reposição de trabalha acumulado com os(as) servidores(as) em greve: “a decisão do STF no RE 693456/RJ admite e reconhece como legítima a possibilidade de acordo com os grevistas, que certamente é de interesse público, pois viabiliza a reposição de atividades não realizadas, mas necessárias, especialmente as aulas que completarão os calendários acadêmicos”.

A Andifes reafirmou ainda “o compromisso dos reitores e reitoras com a legalidade e a defesa do preceito constitucional da autonomia universitária”.

Confira a íntegra do ofício abaixo:

Ofício Andifes nº 253/2016 Brasília, 5 de dezembro de 2016.

Senhor Ministro,
Excelentíssimo Senhor Ministro José Mendonça Bezerra Filho.
Ministério da Educação.
Brasília/DF
C/C: Secretário Paulo Barone (SESu).

Os reitores das universidades federais, representados pela diretoria da ANDIFES, dirigem-se à Vossa Excelência para manifestar suas preocupações quanto à forma, o conteúdo e o cumprimento do teor da Mensagem nº 557862, encaminhada diretamente aos gestores de pessoal das universidades federais por meio do sistema SIAPE.

Apresentamos na sequência algumas dúvidas e dificuldades que em regra impossibilitam, neste momento, a operacionalização das medidas nele contidas. Cumpre registrar que a decisão do STF no RE 693456/RJ admite e reconhece como legítima a possibilidade de acordo com os grevistas, que certamente é de interesse público, pois viabiliza a reposição de atividades não realizadas, mas necessárias, especialmente as aulas que completarão os calendários acadêmicos.

Dessa forma, um eventual acordo concretizado impediria o desconto, se ainda não
realizado, ou o inutilizaria, se já feito.

1. Para além do acima exposto, o Art. 11 da Portaria Conjunta nº 02/12-Secretaria de Gestão Pública e Secretaria do Orçamento Federal do MPOG, por sua vez, não inclui, entre o rol listado, a possibilidade de pagamento, no mês de janeiro do ano seguinte ao exercício financeiro, dos salários não pagos em razão de greve, como o faz, por exemplo, com o adicional noturno. Desse modo, em caso de acordo, os valores superiores a R$ 5.000,00 seriam qualificados como “exercício anterior”, seguindo todas as regras a ele inerentes, em especial quanto ao tempo e à ordem de pagamento.

2. Ainda quanto a isso, cabe destacar que o desconto salarial pode ser realizado a qualquer tempo na folha de pessoal. O pagamento dos valores dos dias de greve, diante de eventual acordo, por outro lado, não segue a mesma regra, como já dito, adotando-se a sistemática do exercício anterior. Trata-se, portanto, de duas medidas igualmente adequadas a atender ao interesse público de proteção do erário – o desconto imediato e o desconto ulterior –, sendo que a primeira delas é extremamente mais gravosa aos servidores e aos gestores que a última e, portanto, desnecessária e desproporcional.

3. A maioria das instituições encontra-se efetuando lançamentos de atualização do fundamento legal de aposentadorias já concedidas, conforme solicitado pelos comunicas nº 557600, 557763 e 557684, tendo como prazo o dia 09.12.2016 para inclusão na folha de pagamento. As
equipes técnicas destas instituições encontram-se trabalhando arduamente para este fim, buscando superar as dificuldades devidas às restrições temporárias de acesso a áreas administrativas, ao quadro reduzido de servidores, e mesmo de processos que encontram na CGU, entre outras.

4. Por sua vez, conforme determina o art. 8º do Decreto nº 1.590, de 1995, as chefias têm até o quinto dia útil do mês dezembro (dia 07.12.2016) para encaminhar, às unidades de recursos humanos, os documentos contendo as ocorrências do mês de novembro. Este prazo é muito exíguo para adotar todos os procedimentos operacionais e manuais necessários, para o atendimento do que estabelece a mensagem nº 557862, sendo, também por esse motivo, inexequível o seu cumprimento neste momento.

5. Nesse conjunto de dificuldades temporárias, há que se ressalvar, ainda, a possibilidade de erro operacional da Administração, qual seja o de proceder descontos de servidor que não entrou em greve. Nessa hipótese, considerando a peculiaridade da folha de dezembro, que encerra em período bem anterior ao comumente fixado pelo SIAPE (09/12/2016), não haveria tempo hábil à Administração para dar ampla ciência aos servidores e às respectivas chefias da necessidade de desconto, bem como se inviabilizaria o exercício, pelo servidor, do contraditório e da ampla defesa, garantidos pela CF/88. Nesse caso, diante do tempo escasso, também não haveria possibilidade de a Administração reparar o equívoco, causando ao servidor um dano de grave e difícil reparação.

6. Há de se ressaltar ainda a ausência de orientações do órgão central do SIPEC (SEGRT/MP) quanto à operacionalização dos procedimentos a serem adotados, assim como os eventuais reflexos dos registros na vida funcional dos servidores, o que compromete a segurança jurídica que uma decisão desta natureza deve ter.

Desse modo, destacamos a necessidade de uniformizar os procedimentos, acrescentando que, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça no Recurso em Mandado de Segurança nº 49.339-SP (2015), o desconto deve se dar de maneira parcelada, respeitando o disposto no Art. 46 da Lei nº 8.112/90. Ademais, em se tratando de verba alimentar, entendeu a Egrégia Corte que “o referido desconto em parcela única, nessa hipótese, causaria um dano desarrazoado à recorrente, porquanto estaria comprometendo mais de 1/3 de seus rendimentos, se considerar uma carga horária de 40 horas semanais e 220 horas mensais de jornada de trabalho”.

Por todo o exposto, reiteramos a impossibilidade de dar cumprimento à Mensagem nº 557862 encaminhada aos gestores de pessoal das universidades federais, em especial no mês de dezembro, pelo que avocamos a atenção de Vossa Excelência.

Ao mesmo tempo, reforçamos também a disposição dos dirigentes em operacionalizar celeremente eventuais acordos entre o governo e entidades sindicais para a compensação dos dias de greve, diante da expectativa de seu breve encerramento, reafirmando o compromisso dos reitores e reitoras com a legalidade e a defesa do preceito constitucional da autonomia universitária.

Certos da Compreensão de Vossa Excelência,
Reitora Angela Maria Paiva Cruz
Presidente da Andifes.

1. Pingback: cytotmeds.com

2. Pingback: prednisone deltasone 20 mg

3. Just desire to say your article is as surprising.
    The clarity for your put up is simply excellent and that i can suppose
    you’re a professional on this subject. Fine with your permission allow me to clutch your RSS feed
    to keep up to date with coming near near post. Thanks 1,000,000 and please keep up the rewarding work. https://amstyles.com/

4. Pingback: azithromycin and hydroxychloroquine for covid

5. Pingback: where to order priligy online

6. Hello I am so grateful I found your site, I really found you by accident, while I was researching
    on Yahoo for something else, Anyways I am here now and would just like to say kudos
    for a remarkable post and a all round exciting blog (I also love
    the theme/design), I don’t have time to read it all at
    the moment but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so
    when I have time I will be back to read more, Please do keep up the excellent b. https://hydroxychloroquinee.com/

7. Pingback: best canadian pharmacy for priligy

8. Unquestionably consider that that you said. Your favorite
    justification seemed to be at the net the easiest factor to take into account of.
    I say to you, I definitely get annoyed while other folks consider issues that they just don’t understand about.
    You managed to hit the nail upon the top and also defined out the entire thing without having side-effects , other people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thank you https://atadalafil.online/

9. Pingback: hydroxychloroquine study success

10. With havin so much content do you ever run into any problems
    of plagorism or copyright violation? My site has a lot
    of completely unique content I’ve either written myself or outsourced but
    it appears a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement.
    Do you know any techniques to help protect against content from being
    ripped off? I’d genuinely appreciate it. http://hydroxychloroquined.online/

11. Pingback: where to order hydroxychloroquine

12. Pingback: where is ivermectil manufactured

13. Howdy! I know this is kind of off-topic but I needed
    to ask. Does managing a well-established website like yours require a massive amount work?
    I am brand new to writing a blog but I do write in my journal daily.
    I’d like to start a blog so I will be able to share my personal experience and
    thoughts online. Please let me know if you have any kind of ideas or tips for brand new aspiring blog
    owners. Thankyou! https://buszcentrum.com/nolvadex.htm

14. Pingback: priligy generic name drug

15. Pingback: stromectol may treat

16. Pingback: stromectol 6mg capsule uses

17. Холостячка 2 сезон https://bit.ly/39ioLkW Смотреть онлайн шоу Холостячка 2 сезон на СТБ.
    Пост шоу можно смотреть тут. Холостячка стб 2 сезон 1-2 серия

18. Pingback: ivermect for ear infection

19. Pingback: ivermectin 1gm

20. Рейтинг психологов. Консультация по Skype Консультация
    психолога онлайн. Консультация психолога онлайн.
    Услуги аналитического психолога, психотерапевта.

Консультация и лечение психотерапевта (психолога)
    Консультация психолога.
    Приглашаем вас на консультации детского психолога.