ACT Funpar: adicional de área crítica para Central de Materiais e Centro Cirúrgico

im71

Avança a formalização do ACT Funpar 2017/2018. O saldo da segunda reunião realizada entre a Comissão Obreira e a Patronal foi positivo para a categoria, com a aprovação de tópicos importantes, como a inclusão da Central de Materiais e do Centro Cirúrgico na regra do adicional de área crítica. O encontro aconteceu ontem à tarde, dia 17, na sede do Sinditest.

A reunião contou com a presença da diretora administrativa do hospital Monica Evelise Silveira e teve por objetivo a discussão de assuntos considerados pela Comissão Obreira de fácil resolução. Os pontos, discutidos previamente entre a assessoria jurídica da patronal e a gestão do hospital, não envolvem, ainda, questões de caráter econômico.

Já está garantido no ACT: licença para tratamento de doença da pessoa da família, entrega de atestado médico por terceiros em até cinco dias, jornada flexibilizada incluindo o horário de deslocamento para trabalhadores que estudam, estação de trabalho com mesa e computador para uso da CIPA e liberação de 40 horas para participação em assembleias.

Como forma de compensação do trabalho intenso, foi aprovada também a concessão de um dia inteiro de folga para quem comparece ao trabalho durante as greves do transporte público. A redação do novo ACT vai assegurar também a possibilidade do(a) empregado(a) decidir não tirar as férias programadas em caso de não pagamento ou  manter a data das férias com indenização dos dias parados.

Próximas pautas

Para Rosana Nunes, trabalhadora da Funpar e membro da Comissão Obreira, ainda há muita batalha. “Decidimos hoje pontos bastante positivos, alguns ficaram para a próxima semana. Com certeza com a ajuda de todos os trabalhadores e trabalhadoras sairemos vencedores no final”, afirmou otimista.

A assessora jurídica do Sinditest, Gabriela Caramuru, que também está participando da negociação, relembra que apesar dos avanços nas pautas sociais, o ponto principal a ser discutido são as pautas econômicas: proposta de aumento de 3% mais a inflação e 1% a cada 5 anos de trabalho, além de vale alimentação no 13º salário.

Silvia Cunha,
Assessoria de Comunicação e Imprensa Sinditest